Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A importância da água para os seres vivos

 Aula 27/04/15 e Aula 06/05/15 
      Nos dias 27 de Abril e 06 de Maio de 2015, foram realizadas as aulas sobre o tema “A importância da água”, com cinco turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida. Durante as aulas, utilizamos de alguns recursos didáticos, como, o data show e o quadro branco. A avaliação dos alunos foi em forma de debate, o qual ocorreu durante as aulas. Iniciamos a aula com a definição da água, e mostramos sua fórmula química. Após definir água, lançamos a seguinte pergunta: Como surgiu a água do nosso planeta? Alguns alunos responderam que não sabiam de onde veio a água, no entanto alguns acreditavam que foi um ser superior (Deus) que criou a água e colocou no Planeta Terra. Foram poucos alunos que responderam corretamente, que a água veio do espaço, de outros astros do universo. E depois de ouvir as respostas dos alunos, apresentávamos a verdadeira resposta.


       Levamos um gráfico o qual mostrava o percentual de água no planeta, sendo em água salgada e água doce, e sua divisão em lagos, aquíferos, rios, mares, entre outros. Também apresentamos o ciclo da água. E assim, começamos a falar sobre a importância da água, primeiramente falamos que a água permite que o Planeta Terra possuía vida, que foi essencial para a evolução, sabendo que as primeiras formas de vida surgiram na água. Ressaltamos a importância da água para a sobrevivência do ser humano, assim como de outros animais e vegetais. A importância da água para a agricultura, a agropecuária e as indústrias.
    A figura “A água que você não vê”, foi apresentada aos alunos, nela continha a água que é necessária para produção e/ou obtenção de produtos do nosso cotidiano, a qual nós não vemos, como o exemplo da carne bovina, que para produzir 1 Kg foram precisos 17100 litros de água. Em seguida, apresentamos os principais usos da água, para geração de energia, como também para formação de chuvas e umidade do ar.
      Assim, abrimos um debate, com as perguntas: “A água irá acabar?” “Você acredita que somos um país abundante em água?”; “Para você qual é o principal motivo da crise hídrica: escassez ou gestão?” Os alunos responderam que a água que iria acabar é a água potável, e que somos um país abundante em água, porém esta não é bem distribuída. E na última questão, responderam que tanto a escassez quanto a má gestão contribuíram para a crise hídrica. Após os alunos responderem cada questão, comentamos sobre as questões e colocamos as opiniões dos cientistas a respeito, e mostramos a resposta que corresponde cada questão. Para finalizar, falamos da quantidade de água nos diferentes organismos, como por exemplo, os vegetais possuem uma maior quantidade água, em torno de 90% a 95%, já nos humanos na fase adulta, em torno de 70%. Terminamos a aula, com um slide, o qual tinha uma imagem sobre o dia mundial da água, e continha a seguinte frase: “ Se você pudesse construir o futuro, o que você gostaria de fazer?” E deixamos esta pergunta para os alunos refletirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário