Equipe - PIBID Biologia

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quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A importância do solo

Aula 25/03/2015 e 26/03/15 
Aulas Teórica
A fim de tomar conhecimento da realidade dos alunos dos 2° do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, foram feitas duas dinâmicas para a interação no primeiro momento ,entre os professores e a sala aula.
Dinâmica do autoconhecimento - Essa dinâmica consistia em uma apresentação oral de todos os presentes na sala, e além nome foi perguntado junto aos discentes o que eles esperavam do projeto PIBID.
Dinâmica da palavra - Foi escrita a palavra solo no quadro, e a partir disso os alunos deveriam falar palavras que para eles estavam relacionadas a mesma. E logo após, era iniciada uma discussão e posteriormente a inserção de outras palavras.
Como sequencia foi iniciada a aula com a temática “A importância do solo”, na qual abordamos conceitos bem superficiais tais como: Definição de solos, constituição, fatores de formação, funções e importância, tipos principais e aspectos de poluição. Para finalizarmos essa aula passamos um vídeo de divulgação do Ano internacional dos Solos. Após isso, foi aberto nos minutos finais um momento para perguntas e debates, porém vale ressaltar que durante a aula, algumas turmas foram interagindo e fazendo várias perguntas.
Vídeo: ONU Brasil. 2015: Ano Internacional dos Solos. 
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AemJTA14T24 Acessado em: 23 de março de 2015.




2° Aula 07/04/15 e 10/04/15 
Aulas Práticas
Pratica I - A erosão do solo Este experimento visa demonstrar a relação entre chuvas e a erosão do solo, com enfoques na proteção dos cursos de água e vegetação.
Materiais: - 3 garrafas pets - Sementes de alpiste - Tesoura - 3 recipientes descartáveis - Água - 3 amostras distintas de solos
 Metodologia:
Foram utilizados 3 recipientes (garrafas pets), dos quais foram colocados em cada um deles 1 tipo de solo:
- Amostra 1: Solo rico em matéria orgânica com vegetação (alpiste)
- Amostra 2: Solo rico em matéria orgânica
- Amostra 3: Solo arenoso
A amostra 1 de solo foi preparada com antecedência, para garantir o crescimento da vegetação da amostragem e já as amostras 2 e 3 foram coletadas e feitas uma semana após a germinação da amostra 1.
Na execução da pratica foram utilizados três potes de plástico, para a obtenção do escoamento da água. Antes mesmo de iniciarmos a demonstração os alunos foram questionados quanto ao experimento. Perguntas foram e feitas e debates abertos. Feito isso, foi despejada em cada amostra uma certa quantidade de água, posteriormente aguardou-se o resultado.
Juntamente a turma foram inseridas todas as questões mostradas e debatidas em teoria em uma aula passada, para a averiguação dos conceitos. Questões como fatores de retenção para diferentes tipos de solos com a captação e absorção da água, ação antrópica e suas consequência para o solo e para absorção da água, lixiviação e por fim erosão.

Pratica II - Testando as cargas do solo
Nessa aula pratica, foi demonstrada a efetividade de retenção de cargas do solo e discutida a finalidade das cargas elétricas presentes no mesmo.
Materiais:
- 1 Bateria pequena de 9 V
- 50 g (aproximadamente) de solo argiloso.
- 50 g (aproximadamente) de solo arenoso.
- 2 (dois) recipientes para colocar as amostras de solo
- 1 palito de picolé ou uma colher de plástico.
- 1 alicate de ponta fina.
- 1 Estilete.
- 2 pedaços de fios de cobre (fio elétrico flexível) com aproximadamente 7 cm cada.
Metodologia:
Para desenvolver esse experimento em sala de aula, previamente o mesmo foi testado em casa para averiguar a eficácia da pratica. Posteriormente em aula seguimos conforme o planejado os seguintes passos:
Passo 1: Tornar a mostra de solo argiloso para uma consistência mais pastosa, adicionando um pouco de agua e mexendo com uma colher.
Passo 2: Imergir os dois fios de cobre(polos + e -) no início da aula em sala ou com aproximadamente 8 min de antecedência. Perante ao tempo de espera, explicamos para os alunos, sobre as cargas do solo, e fizemos uma ligação com a química, no qual eles estavam aprendendo neste semestre. Após um tempo, tiramos os fios do solo argiloso, e pedimos para os alunos observarem o resultado e responderem algumas perguntas, como: “O solo argiloso vai ser atraído por qual polo da pilha? Positivo, negativo, ambos ou nenhum?”; “Por que as partículas de solo argiloso são atraídas aos fios da bateria?”, entre outras questões. O resultado foi muito evidente ao analisar um dos polos da bateria, o qual havia retido muita argila, porem as respostas para o fato divergiam entre os discentes. Para clarear e responder as perguntas entramos novamente em um debate com a questão da afinidade positiva ou negativa dos solos por exemplo, importância da retenção de cargas do solo, entre outras. Ao finalizar a aula tentamos sanar as dúvidas e perguntas ainda pertinentes as turmas .

     








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