Equipe - PIBID Biologia

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quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Água e Saúde

Aula 14/05/2015

Teórica 
    Na fase introdutória definimos os conceitos principais que seriam abordados na aula, que eram água e saúde. Para isso, questionamos os alunos sobre o que eles entendiam como saúde, e após explicarmos o conceito, formulamos junto deles a resposta. Além disso, abordamos as principais funções da água para fisiologia dos organismos, e também sua aplicação no dia-dia, fazendo com que os alunos pudessem entender a tamanha importância desse recurso natural. 
 Passada a fase introdutória, buscamos explicar como a água está relacionada à saúde dos seres humanos. Apontando-a como fonte de transmissão das seguintes doenças: Diarreia Infecciosa, Cólera, Leptospirose, Hepatite e Esquistossomose.
    Também discutimos medidas profiláticas para essas doenças. Além do mais, também elucidamos a importância da água para o organismos humanos, e os problemas que podem ser acarretados pela falta e o excesso da mesma. Outro aspecto relevante é que, na aula de Água e Saúde optamos por abordar a Dengue, para isso convidamos um técnico da vigilância sanitária para ministrar uma palestra para os alunos.

 

Aula 20/05/2015
Prática
      Como metodologia de abordagem prática do tema, foi elaborada uma aula Prática de Análise de Micro-organismos Aquáticos e Morfologia de lavas de Aedes aegypti. Cujo objetivo era, Análise de Micro-organismos Aquáticos que possuem a função de bioindicadores de qualidade de Água, e análise das estruturas morfológicas da larva do mosquito da Dengue. Para aula prática, utilizamos equipamentos e materiais do laboratório de Microscopia do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, e também o microscópio da própria Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida. Coletamos água de bromélias no campus para análise de micro-organismos, e conseguimos doações de larvas do mosquito Aedes aegypti. 
    No início da aula fizemos uma pequena apresentação sobre quais micro-organismos seriam visualizados no microscópio, e o por quê. Depois pedimos para que alunos visualizassem nas lupas as lavas Aedes aegypti,e no microscópio as Rotíferas. Depois todos terem visualizado, dividimos a turma em grupos, e aplicamos um questionário com questões discursivas dos temas já trabalhados em sala nas aulas anteriores, no final do questionário também haviam questões sobra a aula prática.
  Em suma, constatamos que os alunos demonstram uma maior empolgação em aulas práticas, e que conseguem associar os conteúdos teóricos com essas. E mesmo com a aplicação de um questionário com questões discursivas eles não demonstraram nenhuma resistência a aula, muito pelo contrário, estavam bem animados.








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