Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

terça-feira, 4 de agosto de 2015

A importância da água para os seres vivos



A importância da água


Atividades realizadas dia 13/04/2015- 8° anos da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida


Nessa segunda aula, resolvemos abordar com os alunos subtemas relacionados às formas de utilização e a evidente essencialidade da água para a vida. Iniciamos relembrando o ciclo da água, passando pelos estágios que ela percorre na superfície terrestre.

Voltamos um pouco no tempo, evidenciando as primeiras formas de vida, e como a água foi fundamental para elas. Logo após, abordamos em tópicos os principais usos da água, como sua função no nosso organismo, nos vegetais e assim também sua importância na agricultura, no funcionamento dos ecossistemas.
Mostramos um esquema dos níveis tróficos evidenciando a passagem da matéria no fluxo pelo ecossistema e pudemos ver o susto que os alunos levaram quando também apresentamos um gráfico demonstrando a quantidade de desperdício de água em alguns produtos que utilizamos no nosso dia a dia onde esse na maioria das vezes este passa despercebido. Entre outros assuntos, por último foi apresentada uma imagem representativa da quantidade de água que compõe o corpo de diversos organismos.

Notamos o interesse da grande maioria dos alunos durante a apresentação do Seminário. Durante a apresentação, realizamos perguntas, propusemos que exemplificassem e obtivemos bons resultados. Os alunos, por vezes nos interrompiam para tirar dúvidas. Isso nos deixou bastante satisfeitos, pois pudemos contatar que eles estavam prestando atenção e querendo saber mais sobre o assunto.
Nessa aula como introdutória, alcançamos nosso objetivo que era aguçar a curiosidade dos alunos sobre os assuntos que iríamos abordar ao longo do Semestre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário