Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Biomas brasileiros

ATIVIDADE SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS- 8°Anos da Escola estadual Professor Salatiel de Almeida




1° Aula

No dia 31 de Agosto de 2015 reiniciamos as atividades na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.
Demos as boas vindas ás turmas e iniciamos nossa aula, que teve como tema os Biomas Brasileiros. Para introduzir o assunto, mostramos um mapa contendo a localização de todos os biomas brasileiros, seu clima e suas principais características. Resolvemos focar mais nos biomas pertencentes a Minas Gerais que são o Cerrado e a Mata Atlântica, justamente por estarem mais próximos da realidade dos alunos. Sobre esses dois biomas demos atenção as suas características mais marcantes.
  foi trabalhado  a questão da

flora, destacando algumas das espécies mais conhecidas, tanto as que são endêmicas quanto as que não são. Também mostramos imagens e falamos sobre a fauna desses biomas, destacando também as principais espécies ameaçadas de extinção.
Os alunos durante a aula se mostraram bastante participativos. Muitas das espécies tanto da fauna quanto da flora que mostramos em imagens para a turma já eram conhecidas por eles, que nos contavam sobre alguma curiosidade ou realizavam perguntas sobre as mesmas.


2° Aula

No dia 08 de Setembro de 2015 tivemos nossa segunda aula com os alunos da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida. Para iniciar a aula, relembramos com as turmas o assunto abordado na aula anterior, que teve como tema os Biomas Brasileiros.
Ficamos satisfeitos em perceber que eles absorveram o conteúdo passado, pela forma como respondiam as perguntas e completavam nossas frases.
Como forma de fixação e também como um método avaliativo, pedimos para os alunos desenharem sobre os dois biomas que destacamos, sendo eles o Cerrado e a Mata Atlântica. Tivemos também o propósito de com os desenhos perceber como os alunos imaginam esses dois biomas, juntamente com sua fauna e flora.
Estamos planejando uma exposição com os todos os desenhos, que ficaram muito bonitos e criativos. Percebemos que todos os alunos realizaram a atividade e que a fizeram com bastante dedicação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário