PIBID 2015 - Segundo
Semestre
Grupo: Adrieli Martins, Clécia Alves,
Larissa Batista, Natália Goulart e Leonardo Henrique
Prof. (a) supervisora: Jaqueline Castelo Branco
Séries: 1°e 2° ano do ensino médio Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel
de Almeida
Teoria
Aula
1 - Biomas Brasileiros
- Parte 1
Dia
-
02/09/2015 e 03/09/2015
Retomando as atividades
do segundo semestre na escola com o programa PIBID - Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência, iniciamos com nossos alunos a primeira temática
de trabalho - “Biomas Brasileiros”. A partir de agora, a pedido da escola
trabalharemos com duas turmas 1° ano e duas de 2° ano, e essa medida foi tomada
para que o programa consiga atingir novas
turmas na instituição.
Inicialmente com os
alunos apresentamos os integrantes do grupo, que agora conta novos bolsistas
efetivos e aplicamos a dinâmica do autoconhecimento, a qual buscou conhecer os
novatos no projeto (alunos do 1° ano e bolsistas). Após a finalização da
dinâmica foi explicado o que seria o programa PIBID, ressaltando a importância
deste trabalho nas escolas públicas.
Dinâmica
do autoconhecimento - Essa dinâmica consistia em uma
apresentação oral de todos os presentes na sala. As perguntas foram oralmente descritas a todos os alunos, e os mesmos
tiveram um tempo para interpreta-las e responderem.Foram feitas quatro perguntas:
- Seu nome?
- Idade?
- Você já participou desse projeto?
- O que você acha que é o PIBID?
Obs.: Essa dinâmica foi feita somente com as turmas do 1 ano
Ao iniciarmos a aula os
discentes foram questionados sobre o assunto. Perguntas como: O que são biomas? Quais os biomas brasileiros? Foram feitas e
com isso conseguimos diagnosticar que a grande maioria das turmas, obtinham
pouco conhecimento sobre o assunto.
Conteúdo Programático da Aula
- Introdução;
- O que são biomas?;
- Os 6 biomas existentes no Brasil: Amazônico, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica, Pampas/Campos Sulinos, e Cerrado.(Apresentação da zona costeira e zona de transição);
- Amazônico: Localização e abrangência, clima, solo, fauna, flora, fauna e flora endêmica, animais em extinção;
- Pampas/Campos Sulinos: Localização e abrangência, clima, solo, fauna, flora, fauna e flora endêmica, animais em extinção;
- Cerrado: Localização e abrangência, écotonos, clima, solo, fauna, flora, fauna e flora endêmica, animais em extinção.
O conteúdo foi passado em
uma aula expositiva e dialogada, com a utilização de recursos de multimídia. A geografia
dos biomas foi explorada com o uso de mapas, assim como as imagens de fauna e
flora na aula.
Os alunos demonstram
muito interesse no assunto e muitas dúvidas surgiram no decorrer da aula, as
que possíveis foram respondidas e as outras ficaram para a próxima aula. Ao
final de todas as aulas foi feita uma síntese do conteúdo, junto aos
discentes.
Texto por: Grupo
Nenhum comentário:
Postar um comentário