Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

domingo, 25 de outubro de 2015

O julgamento: Agricultura Convencional X Conservacionista



Para as aulas dos dias 9 e 21 de Outubro foi discutido um tema superinteressante com os alunos do 9º ano da E.E Coronel José Martins. Abordamos as diferentes agriculturas que são exercidas no Brasil e no mundo, a agricultura convencional e agricultura conservacionista. E aproveitamos para conversamos sobre os impactos ambientais causados pelos dois tipos e qual melhor se adequa ao meio de vida da população brasileira.




A aula foi dividida em dois momentos, o primeiro foi uma aula expositiva de caráter informativo usando de recursos visuais como projetor de imagem e quadro negro. Mostrando aos alunos as diferenças entre as agriculturas, demonstrando pontos positivos e negativos de cada, gerando assim uma discussão de qual agricultura a cidade de Muzambinho - MG e região trabalham.

















Para o segundo momento, dividimos a sala em dois grupos, simulando um tribunal no qual iria ser julgado o melhor tipo de agricultura. Para melhor desenvolvimento do “julgamento”, foi disponibilizado tempo para os alunos reunirem informações e provas contundentes contra o outro tipo de agricultura, elaborando assim uma defesa e ataque.














 


Ao iniciar o “julgamento” os alunos ficaram um pouco acanhados mas logos deixaram a timidez de lado e a discussão ficou intensa. Como mediador do julgamento um dos alunos bolsistas do PIBID interferia ou direcionava a discussão. A conclusão do julgamento realizou-se pelos próprios alunos, que ao final concordaram que os dois tipos de agricultura são importantes para o desenvolvimento social e econômico do país, mas que meditas de precaução para evitar danos permanentes no meio ambiental é de caráter fundamental, lembrando sempre que as gerações futuras necessitarão dos recursos naturais que tanto usamos hoje para nosso benefício.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário