Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Aula Prática 02 - Circuito Polinizadores

PIBID 2015 - Segundo Semestre


Grupo: Natália Goulart, Adrieli Martins, Clécia Alves, Larissa Batista e Leonardo Henrique 
Prof. (a) supervisora: Jaqueline Castelo Branco
Cidade: Muzambinho - MG           Séries: 1°e 2° ano do ensino médio    
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida    

Prática

Aula 5 - Circuito Polinizadores 
Dia - 21/10/15

No dia 21 de Outubro de 2015, foi realizada a aula prática de Corredores Ecológicos e Polinizadores, com alunos do 1º e 2º ano do Ensino médio, no salão da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.

Metodologia

Inicialmente, cada turma foi dividida em quatro grupos, onde estes passaram por um circuito de quatro bancadas. O grupo de 5 bolsistas do PIBID se dividiu, de modo que,  4 ficaram responsáveis por distintas bancadas e 1 responsável em cronometrar o tempo para cada bancada, e fazer o rodízio dos discentes(Larissa Batista).

Descrição das bancadas:

Bancada 1 - Plantas Carnívoras (Clécia Alves): Com o auxílio dos recursos de multimídia, foi ministrada um miniaula sobre a planta carnívora, visto que os alunos, durante a aula teórica obtiveram muita curiosidade e dúvidas em relação a este tema.



Bancada 2 - Microscopia (Adrieli Martins): Com a utilização de um microscópico e uma lupa, foram feitas lâminas com alguns grãos de pólen  e  cortes de ovários de uma flor, para a visualização das estruturas. O ovário visualizado foi o da flor Hibiscus rosa-sinensis, o qual foi cortado ao meio para ser visto em lupa. Já os grãos de pólen foram vistos no microscópio óptico. Enquanto, os alunos visualizavam as partes femininas e masculinas das plantas, um bolsista do PIBID explicava o aparelho feminino e masculino das plantas, utilizando uma flor.





Bancada 3 - Flores e polinizadores (Natália Goulart): Foram dispostas algumas flores, com diferentes formas, cores e cheiros, para assim, explicar as diferentes formas de atração que a flor desenvolveu, para atrair os polinizadores. Contudo buscou-se relacionar os polinizadores com as flores. 





Bancada 4 - Morfologia de insetos polinizadores (Leonardo Henrique): Nesta bancada, foi explicado a morfologia de alguns polinizadores da classe insecta (insetos), usando como material de apoio, um insentário, onde o bolsista do PIBID, mostrava os insetos e suas características. Uma lupa também foi montada, para a melhor visualização das estruturas destes insetos.






Para fechar o circuito, foi aplicado para cada grupo um questionário contendo 5 questões (dissertativas), relacionadas ao conteúdo trabalhado em aulas teóricas e prática. 

Durante a aula, notamos que os alunos mostraram bastante interesse em aprender o conteúdo, e participaram da mesma de forma positiva. Assim, pode-se concluir que este tipo de aula foi importante para a assimilação do conteúdo. 


Texto: Grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário