Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

domingo, 20 de dezembro de 2015

Programa Bom dia PIBID - O Novo Código Florestal


PIBID 2015 - Segundo Semestre


Grupo: Natália Goulart, Adrieli Martins, Clécia Alves, Larissa Batista e Leonardo Henrique 
Prof. (a) supervisora: Jaqueline Castelo Branco
Cidade: Muzambinho - MG           Séries: 1°e 2° ano do ensino médio    
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida    

Prática e Teoria

Aula 7 - Programa Bom dia PIBID - O Novo Código Florestal
Dia - 24/11/15

No dia 24 de novembro de 2015, foi realizada uma aula teórico-prática, a qual visou trabalhar a temática “O Novo Código Florestal”, juntamente com turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida. Para tratar desse assunto tão complexo e burocrático com nossos alunos, visamos sintetizar conteúdo, debatendo assim apenas os principais pontos desta nova reforma ambiental.

Quando chegou a hora de trabalhar com esse tema, a primeira pergunta que nos veio à cabeça foi “como vamos dar uma aula de leis para o ensino médio”? Pensando e discutindo em grupo, chegamos a uma proposta de unificar a teoria e a prática, para trabalhar de uma forma lúdica com os discentes. O lúdico surgiu então através da criação do Programa Bom dia PIBID, o qual foi escrito pelos bolsistas do grupo. A inspiração para a criação do programa, veio do programa Hoje em Dia da tv Record, apresentado atualmente por Ana Hickmann, César Filho, Renata Alves e Ticiane Pinheiro.

Logo criada para Programa Bom dia PIBID. Fonte: Arquivo pessoal,por Leonardo Henrique T.

Fonte: Site R7.Foto - Apresentadores do programa Hoje em Dia, Reprodução/Rede Record.

Antes mesmo de começar a aula, houve a preparação do cenário para a apresentação. Foi montada uma pequena estrutura que lembra-se um cenário de tv de um programa. Também utilizamos como suporte os recursos de multimídia, os quais se transformaram em um telão interativo, onde os apresentadores utilizavam durante a dramatização com imagens e vídeos.


Abertura do Programa Bom dia PIBID. Edição - Leonardo Henrique T.
Trilha sonora - Instrumental do Programa Hoje Em Dia

Conteúdo programático da aula teórico-prática:

- Abertura e introdução do assunto com a plateia;
- Áreas de Preservação Permanente (APPs);
- Reserva Legal;
- Anistia aos crimes ambientais;
- Redução e descaracterização das APPs.
- Isenção de reserva legal para imóveis com até 4 módulos fiscais em todo o país;
- Entrevista ao vivo sobre -  Cadastro Ambiental Rural (CAR) e outros tópicos já mencionados anteriormente com uma produtora rural;
- Redução da reserva legal na Amazônia e também em áreas com vegetação;
- Compensação de áreas desmatadas em um Estado por áreas de floresta em outros estados ou bacias hidrográficas;
- Reportagem investigativa - As empresas que burlam as leis do novo código florestal;
- Divulgação da Campanha S.O.S Minas Gerais do IFSULDEMINAS;
- Encerramento.





Programa Bom dia PIBID
Elenco:
Apresentadora Cintia Benini - Clécia Alves
Apresentador Rodrigo Benes -  Leonardo Henrique Thimóteo
Ambientalista e Presidente da Confederação de Meio Ambiente Dr. Magda Renner - Natália Goulart
Agricultora Sebastiana - Larissa Batista
Repórter Ana Paula Padrão - Adrieli Silva
Faxineira Jarilene - Larissa Batista
Diretora do Programa - Adrieli Silva
Ednair - Clécia Alves
Assistente de Palco - Larissa Batista
Resumo:
A dramatização foi composta por dois apresentadores Cintia Benini e Rodrigo Bones, os quais conduziram o Programa Bom dia PIBID. Com a ajuda de uma convidada a Ecóloga, Ambientalista e Presidente da Confederação de Meio Ambiente Dr. Magda Renner, foram debatidas e esclarecidas todas as dúvidas, conforme os tópicos descritos no conteúdo programático, por meio de explanações sobre o que é?, justificativas das mudanças, e por fim uma discussão  o ponto de vista realista. Sobre a mesa sentados ou de pé frente ao telão, foram contextualizados os assuntos com imagens e vídeos. Posteriormente surgiu ao vivo no palco, uma reportagem com a repórter Ana Paula Padrão, que entrevistou a agricultura Sebastiana. Nessa entrevista foram abordados pontos debatidos no programa e questionado o saber do novo código florestal, por parte da agricultora, a qual desconhecia muitas partes e se encontrava em uma situação irregular, perante a nova legislação. Retomando ao programa após o termino da entrevista, foram debatidos mais alguns pontos, e sequencialmente foi projetado no telão uma reportagem investigativa sobre as empresas que prestavam serviços burlando o novo código florestal. Por fim foi feita uma divulgação da Campanha S.O.S Minas Gerais do IFSULDEMINAS, que buscava arrecadar galões de água, para as vítimas da tragédia do Vale do Rio Doce.
Obs.: Posteriormente foram surgindo demais personagens não mencionados, em pequenas situações do programa.

Reportagem investigativa - As empresas que burlam as leis do novo código florestal. 
Produção - Bolsistas do grupo.




Enfim, a metodologia utilizada foi eficaz, pois alcançou o objetivo da aula, a qual visou passar um assunto de difícil compreensão, pesado e extenso, de uma forma descontraída por meio da ludicidade, possibilitando um aprendizado sobre a nova legislação ambiental.




Infelizmente devido ao cronograma escolar com os eventos, as provas e recuperações previstas, acabou impossibilitando o retorno do programa com novas aulas, sendo assim, está foi a nossa última na aula do semestre.Fica aqui o nosso agradecimento a todos os nossos alunos, da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, e ao Programa PIBID por nos proporcionar uma experiencia fantástica na atuação com a docência.   







Texto: Grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário