Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Teste da "Pegada Ecológica" - Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida

        Para iniciar os trabalhos do primeiro semestre de 2016 com os 3ºs anos da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, no dia 17 de Fevereiro foi aplicado o teste da "Pegada Ecológica". O teste é disponibilizado em forma de uma cartilha pelo site da WWF Brasil (http://assets.wwf.org.br/downloads/19mai08_wwf_pegada.pdf) e, segundo a própria cartilha "A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber o quanto de recursos da Natureza utilizamos para sustentar nosso estilo de vida, o que inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, aquilo que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos e assim por diante. Tudo o que está à nossa volta no dia-a-dia vem da Natureza e, depois de algum tempo, retorna para ela!".

Figura 01: "Pegada Ecológica" - disponível em: http://assets.wwf.org.br/downloads/19mai08_wwf_pegada.pdf

        A cartilha possui 15 questões de múltipla escolha que tem como objetivo identificar nosso padrão de vida. Cada alternativa possui um valor, que ao final é somado e assim é possível contabilizar a quantidade estimada de recursos naturais necessários para sustentar nosso estilo de vida. O teste foi aplicado como uma maneira de introduzir o assunto "Meio Ambiente", de fazer com que os alunos refletissem sobre o impacto que nós causamos no planeta, e  já preparará-los para os próximos assuntos que serão abordados relacionados ao tema.

Figura 02: "Calculando a sua pegada" - disponível em: http://assets.wwf.org.br/downloads/19mai08_wwf_pegada.pdf

        Os alunos se interessaram pelo tema e fizeram o teste, alguns ficaram até impressionados com seus resultados e de seus colegas. 



        Ao final da aula, pedimos aos alunos para que se apresentassem e nos dissessem se gostariam de fazer um curso superior após concluir o Ensino Médio e qual seria o curso. Foi muito interessante ouvir suas respostas e também esse dinâmica foi importante para conhecer melhor nossos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário