Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Resíduos - Parte 2

PIBID 2016 - Primeiro Semestre

Grupo:   Leonardo Henrique,Larissa Batista, Natália Goulart, Flavia Galera e Lucas Santos
Prof. (a) supervisora: Leda Maria Silva
Séries:  3° ano do ensino médio                   Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida      

Teoria
Aula 3 - Resíduos - Parte 2
Dia - 18/03/2016 

No dia 18 de março de 2016, foi ministrada a segunda parte conteúdo teórico da primeira temática de trabalho, a qual visa trabalhar os resíduos e seus contextos, juntamente com turmas do 3ºano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida- E.E.P.S.A. 



De início dividiu-se a aula em dois momentos. Em primeiro momento foi realizada uma dinâmica no ambiente externo com os discentes, e posteriormente com o segundo momento foi ministrada uma aula teórica.

Conteúdo Programático da Aula
  • Introdução;
  • Dinâmica -  A separação de resíduos;
  • A coleta seletiva: O que é?, os tipos de resíduos,  como funciona? e a sua importância;
  • Reciclagem: Conceituação, o símbolo da reciclagem, histórico do surgimento e preocupação, importância, como funciona?, o que pode ser reciclado e a identificação do tipo de plástico.
  • O tempo de decomposição: Lixo orgânico e inorgânico com suas determinações ou estimativas do tempo de decomposição, exemplos e curiosidades;
  • Compostagem de resíduos orgânicos: O que é?, o processo de decomposição e transformação da matéria orgânica em húmus, exemplos de composteiras e  as vantagens da compostagem.
Dinâmica -  A separação de resíduos

Estamos acostumados a viver atualmente sobre uma sociedade extremamente consumista, na qual vem acarretando um grande aumento da produção de lixo e acarretando uma série de problemas ambientais. Soluções para a minimização desses problemas já existem, porém não se encontram totalmente efetivas em nosso país. 


Embora não seja um assunto tão novo de se tratar, mesmo que em âmbito escolar, muitas pessoas desconhecem o sistema de cores das lixeiras utilizadas para a coleta seletiva. Este sistema trata-se de uma padronização universal, a qual facilita e incentiva a realização da coleta seletiva em todo o mundo. Pensando nisso, para conciliar com temática estudada o grupo elaborou uma dinâmica, na qual consistiu na identificação do significado das cores e da separação dos tipos de resíduos.  

Fonte: Site reciclagem. Disponível em: http://www.reciclagemnomeioambiente.com.br/lixeiras-para-coleta-seletiva-cores-e-significados/


Para efetivação desta dinâmica, a mesma foi adaptada para a realidade dos alunos na escola, onde foram utilizadas apenas os 5 tipos de cores básicas listadas a baixo:

§  Verde - Vidro
§  Amarelo - Metal
§  Vermelho - Plástico
§  Azul - Papel
§  Marrom - Resíduos Orgânicos 

No pátio da escola, foram posicionadas 5 cadeiras, em cada uma delas continham um saco de lixo preto com a identificação individual de cor coladas sobre o mesmo. Os sacos ficaram fixados sobre o encosto dos acentos e vários tipos de resíduos, coletados antecipadamente pelos pibidianos, foram espalhados pelo chão.


Ao serem levados para o pátio, os alunos foram posicionados de pé em um semicírculo, e posteriormente ocorreu uma breve explicação da atividade. Todos os discentes deveriam escolher um tipo de resíduo exposto sobre chão e depositarem em seguida na destinação a qual achavam correta.







O conteúdo teórico foi ministrado em uma aula expositiva e dialogada, com a utilização e apoio de recursos de multimídia.



Os alunos demonstram muito interesse no assunto, tanto que algumas dúvidas surgiram no decorrer da aula. Ao final de cada encontro com as distintas turmas, foi feita uma síntese do conteúdo, na qual evidenciou o real aprendizado dos discentes.




Texto: Leonardo Henrique Thimóteo da Silva 


Nenhum comentário:

Postar um comentário