Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

A Botânica e o 9º ano do Salatiel - relações ecológicas harmoniosas!


"Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática." Paulo Freire.



Figura 1. Estudantes do 9º ano da Escola Estadual Prof. Salatiel de Almeida com equipe do Pibid de Biologia do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Muzambinho, 2016.

Nossas atividades com as quatro turmas de 9º ano (Ensino Fundamental II) da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida foram realizadas durante todo o segundo semestre de 2016 sobre os temas: 


1- BOTÂNICA: Morfologia, Anatomia e Sistemática Vegetal      e 
2- Alimentação - desperdícios, transgênicos, pirâmide alimentar, nutrientes


As aulas de Botânica foram realizadas entre os dias 08 de setembro e 28 de outubro de 2016.
Foram cinco aulas:
1- Introdução à Botânica: Morfologia, Anatomia e Sistemática Vegetal
A atividade dinâmica e expositiva-dialogada.
Enfatizou-se a importância das conexões existentes entre esse tema e o equilíbrio do meio ambiente. 
Definição, importância, novos conceitos e áreas de divisão da Botânica.
Dinâmica de apresentação (grupo, projeto, cronograma e alunos), + exposição oral do tema com material de suporte (apresentação power point) e um exemplar vegetal ( um tomateiro).
Explicamos sobre as partes do vegetal (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente), suas características gerais, funções e importância.

Os Discentes demonstraram-se entusiasmados e envolvidos com tema, com questionamentos e discussões! 


2- Aula de Raiz no Jardim!

Levamos os alunos até a praça Pedro de Alcântara Magalhães, o famoso JARDIM de Muzambinho. Mais abaixo há uma postagem detalhada sobre a aula. Vai lá conferir!
Ou clique aqui: As raizes no Jardim.

3- Caule!
De maneira interativa e expositiva, O conteúdo foi exibido através de uma apresentação digital (power point), e os pibidianos e foram levados alguns caules aéreos e subterrâneos para que os alunos pudessem conhecê-los e classificá-los. Na oportunidade, também foi levada para a sala de aula 2 caules com rosas brancas, com o caule previamente embebido em água corada com pigmento artificial vermelho, para que os estudantes pudessem perceber o processo de condução da água e sais por toda a planta, até a flor tornar-se colorida. Buscou-se também explicar o processo de reprodução assexuada através da propagação vegetativa. Além disso, a demonstração e explicação das partes, funções, importância e classificação dos caules foi facilitada devido aos alunos terem em mãos exemplos de caules. 

Figura 2. Pibid Biologia  na Escola Prof. Salatiel de Almeida. Muzambinho, 2016
4 -  Jogo 
Jogo: "Passa ou Repassa"
Atividade prática-pedagógica de fixação sobre raiz, caule, folhas e flores e o impacto sobre o meio ambiente. O alunos jogaram “Passa ou Repassa”. Nesse jogo, os professores sorteiam uma pergunta a uma dupla de alunos. O aluno que ganha no sorteio responde à pergunta ou passa a vez para o grupo adversário. Assim, sucessivamente, até responderem à todas as perguntas. Os alunos interagiram fortemente e se empenharam para respondê-las!
Também demonstraram o seu aprendizado referente ao conteúdo ministrado pelos professores do PIBID.

5 - Flores, folhas e funções!
Primeiramente, os pibidianos abordaram de maneira teórica as funções das flores e folhas. Sobre flor: assuntos relacionados a suas estruturas e importância para a reprodução vegetal, fazendo um link com a polinização, animais polinizadores e seus benefícios ao meio ambiente. Sobre folha, foi seguido o mesmo roteiro. Também falamos sobre o que é e qual a importância da fotossíntese, seus produtos ( o oxigênio e água) e onde estes produtos são produzidos, chamando atenção para a importância do cloroplasto e também onde ocorrem as trocas gasosas na planta (estômato).
Prática: observação da estrutura anatômica das flores e folhas ao microscópio.

Figura 3. Estudante do 9º ano da E. E. Prof. Salatiel de Almeida realizando a prática de observação de um estômato pelo  microscópio. Muzambinho, 2016

PIBIDIANOS:
Bruno Henrique da Silva
Clécia de Paula Alves
Elaine da Silva Lima
Lucas Lellis da Silva
Melina Karla Arantes
Renata Maria Martins Armelin

SUPERVISORA:
Profª Karina Nassar dos santos

Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário