Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

sábado, 24 de junho de 2017

Aedes Aegypti



"Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida"


          Supervisora: Leda Maria Silva
          Grupo: Bruno Dalbelo, Bruno Henrique, Rafaela, Renata Armelim, Tiago,  Valdeir

  No dia 29 de março, 05 e 12 de abril de 2017 (quarta-feira), realizou-se na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, em Muzambinho aulas de 50 minutos para três turmas do sexto ano (fundamental II) que são atendidos pelo grupo neste semestre sobre o tema Zoologia dos vertebrados e invertebrados.
   Nessas três aulas, abordamos sobre o Aedes Aegypti e as quatro doenças causadas por ele. Para começarmos, no dia 22 separamos a turma em quatro grupos, cada grupo ficou com um tema de doença, e nós levamos textos onde abordavam os conteúdos. Cada responsável fez a leitura com seu grupo e fez toda explicação do texto com eles, foi um tema bem curioso por ser bem abordado todos os anos pela mídia, então, queriam ficar bem por dentro e isso fez das aulas, mais produtivas. Nosso objetivo foi passar um maior conhecimento sobre as doenças causadas por esse mosquito e todos os meios de prevenções.



   Dando continuidade a aula anterior, no dia 05 de abril de 2017 (quarta-feira), fizemos com que os alunos colocassem a mão na massa e invertemos, onde eles preparassem um cartaz de acordo com o conteúdo abordado na aula passada, ou seja, de acordo com o tema da doença que foi explicado aos devidos grupos. 
  No cartaz, eles abordaram sobre o Habitat, sintomas das doenças, meios de prevenção( abordando sempre a preservação do meio ambiente), entre outros tópicos pertinentes ao assunto.
   Disponibilizamos para eles os papéis e os pincéis e com isso eles se organizaram, interagiram e fizeram um belo trabalho.

 

  No dia 12 de abril de 2017(quarta-feira), seguindo o planejamento, ainda com o tema sobre Aedes Aegypti, foi o dia dos alunos apresentarem os seus conhecimentos aos colegas de classe. Como cada grupo ficou responsável por uma doença, onde tiveram que estudar sobre ela, buscar leituras, além da explicação do responsável do grupo, neste dia foi o dia deles explicarem sobre a doença que eles aprofundaram e assim aprenderiam sobre as quatro doenças causadas pelo Aeder Aegypti.
   


   Sobre o assunto Aedes Aegypti, resolvemos focar bastante, pois, no ano milhares de pessoas morrem por doenças causada por esse vetor. Sempre bom ressaltar que, durante toda explicação, focamos bastante também nos meios de prevenção, que envolve muito a preservação do meio ambiente, onde, em um ambiente mais limpo, com menos lixos espalhados, será uma menor chance desse vetor se espalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário