Equipe - PIBID Biologia

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terça-feira, 20 de junho de 2017

Aulas de Zoologia de Invertebrados

Escola Estadual Cesário Coimbra



Supervisora: Izabel de Assis

Grupo: Amanda Santini, Andressa Cunha, Ana Clara Faria, Ana Paula Figueiredo, Camila Souza, Daniel Phelipe, Flávia Galera, Larissa Ferreira, Maria Eduarda Cândido e Mônica de Luna



Após a montagem do Mural do PIBID na Escola Cesário Coimbra, os pibidianos deram início as aulas teóricas relacionadas ao tema zoologia.
No primeiro dia de aula, foi proposto aos alunos um novo método de ensino e aprendizagem ativo a construção de um mapa conceitual sobre todas as aulas de zoologia. A construção do mapa conceitual teve como objetivo representar a compreensão dos alunos quanto aos temas abordados em aula.
Além dos pibidianos explicarem o que seria um mapa conceitual levando exemplos que já foram desenvolvidos por eles, foi feita uma introdução sobre zoologia, e o estudo da temática começou com os filos poríferos, cnidários e platelmintos, sendo abordado tópicos relacionados aos exemplos de animais de cada filo, características principais envolvendo habitat, locomoção, reprodução, alimentação, e destacando-se a importância ecológica dos animais de cada filo estudado. Todos esses tópicos foram estudados em todos os filos vistos em sala de aula, e o mapa conceitual foi desenvolvido no final das aulas com a ajuda dos pibidianos.

Aula expositiva para 8º anos da E. E. Cesário Coimbra.


Na semana seguinte foram abordados os filos nematelmintos e moluscos. Nesta aula, foram levados exemplares de ambos os filos que estão armazenados no Laboratório de Zoologia do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho, como lulas, polvos e bivalves. Além destes exemplares, foi levado também alguns caramujos africanos, espécie introduzida no país no final da década de 80, importada ilegalmente do leste e nordeste africanos como um substituto mais rentável do escargot e que hoje em dia é considerada praga no Brasil. Os pibidianos foram os únicos a manusear todos os exemplares levados, explicando para os alunos a morfologia desses animais, habitat, alimentação, doenças transmitidas, locomoção, reprodução e importância ecológica de cada um deles.

Demonstração de Moluscos em turmas de 8º ano da E. E. Cesário Coimbra.


Demonstração de Moluscos em turmas de 8º ano da E. E. Cesário Coimbra.

Na terceira semana, foram abordados os filos anelídeos, artrópodes e equinodermos. Sobre os anelídeos foram destacados a importância ecológica e os pontos positivos que esse animais trazem para os humanos, como o aumento da fertilização do solo (minhocas) e as sanguessugas como auxiliares em tratamentos contra hematomas. Na abordagem dos artrópodes foi destacado a grande diversidade que este filo possui e o seu potencial como bioindicadores. Já em relação aos equinodermos falou-se bastante sobre a utilização desses animais na confecção de adornos, o que vem causado uma diminuição na população de equinodermos ao redor do mundo.

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