Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

terça-feira, 27 de junho de 2017

CADEIA ALIMENTAR

CADEIA ALIMENTAR

Grupo: Bianca Cepolini, Lucas Lellis, Mariana Prado e Samuel Henrique.
Supervisora: Leda Maria Silva
   
No dia 22 de junho de 2017, na Escola Estadual Salatiel de Almeida com os 8°s anos (A, B, C) foi abordado o tema cadeia alimentar. Podemos estudar biologia em vários níveis de organização dos seres vivos, desde os átomos até a biosfera.
·        Organismos: formado por um conjunto de sistemas;

- População: conjunto de indivíduos da mesma espécie que convivem em uma mesma área;
- Comunidade: conjunto de uma população que habita uma mesma área;
- Ecossistema: Conjunto formado pela comunidade (fatores bióticos) e pelos fatores abióticos;
- Biosfera: Conjunto de ecossistemas.     
                                                


  O ecossistema tem uma parte biótica viva, representada pela comunidade e uma parte abiótica, não-viva, que inclui todos os fatores físicos e químicos do ambiente.

 Os níveis tróficos na comunidade

       A estrutura de qualquer ecossistema sempre é composta de três categorias básicas de organismos: os produtores, os consumidores e os decompositores. Cada uma dessas categorias ocupa um nível trófico diferente.

Produtores: Ocupam o primeiro nível trófico em qualquer ecossistema. Correspondem aos organismos autótrofos. Principalmente os que produzem clorofila e fazem fotossíntese.
Consumidores: são os organismos heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), dependem do alimento fabricado pelos produtores. Consumidores que se nutrem de vegetais são chamados de consumidores primários. Organismos que se alimentam de consumidores primários são denominados consumidores secundários. Organismos que se alimentam de consumidores secundários são denominado consumidores terciários e assim sucessivamente.
Decompositores: Os decompositores são os fungos e as bactérias, microscópicos e heterótrofos, que se alimentam de restos de plantas e de animais. Ao degradar esses restos, devolvem ao ambiente sais minerais e outros nutrientes, que são novamente utilizados pelos produtores.
                                     
Cadeia alimentar: É o percurso de matéria e energia que se inicia sempre nos produtores e termina nos decompositores. Corresponde à relação de alimentação, ou seja, à absorção de nutrientes e energia entre os seres vivos. Os componentes da cadeia alimentar são: Os produtores, os consumidores (primários, secundários e terciários) e os decompositores.            
           
Um exemplo de cadeia alimentar, como aborda a figura abaixo é a planta que é um produtor, o gafanhoto se alimenta da planta, no qual ele é o consumidor primário, o sapo se alimenta do gafanhoto, consumidor secundário e por fim as bactérias e os fungos que são decompositores da matéria orgânica.    
       


Teia alimentar: Quando várias cadeias alimentares se cruzam na natureza e se relacionam entre si.



Habitat e nicho ecológico

Habitat: Local onde um organismo vive;
Nicho ecológico: O conjunto de relações que a espécie mantém com as outras espécies e com o meio ambiente; Para sabermos o nicho ecológico de uma determinada espécie, precisamos saber do que ela se alimenta, como ela se reproduz, onde se abriga, etc. 


Prática sobre a cadeia alimentar 


Após o término do conteúdo teórico, trabalhamos com os alunos uma prática para a fixação do conteúdo dado. A sala foi dividida em 4 grupos, no qual cada grupo ficou encarregado de montar uma cadeia alimentar com todos os componentes da mesma (Produtor-consumidor-decompositor).                                     As imagens utilizadas para a confecção da prática didática foram atribuídas por nós professores. Todos os integrantes do grupo contribuíram para a montagem da prática, após a montagem, os alunos explicaram como funciona a cadeia alimentar, os componentes, etc. Observamos que todos compreenderam o conteúdo abordado, visto que entenderam e produziram de forma correta a prática dada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário