Equipe - PIBID Biologia

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terça-feira, 20 de junho de 2017

Seminário Escola Sem Partido
Discentes: Amanda Honório, Fabrício Morais, Isadora Frigo, Laís Barbosa, Larissa Batista, Luís Augusto, Micheli Cíndel, Mirella Silva, Nádia Bento.
Supervisora: Karina Nassar

Foi proposto para um dos subgrupos do PIBID - Biologia que fosse apresentado um seminário sobre o tema “ Escola sem partido”, pelos alunos Amanda Honório, Isadora Cruvinel Frigo, Laís Barbosa, Larissa Batista, Michele Cindel, Mirella Silva e Nádia Petucco como vem acontecendo nesse semestre, no qual estão sendo apresentados seminários sobre educação pelos subgrupos com discussões e debates muito enriquecedores sobre os temas propostos. O grupo responsável pelo seminário atua no período da noite nos 1º e 2º anos do ensino médio e no 3º EJA na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida. O seminário aconteceu dia 18 de maio de 2017.
Descontente com a forma do atual ensino brasileiro, o procurador da justiça eleitoral de São Paulo, Miguel Nagib, fundou o movimento  “Escola Sem Partido”, em 2004. O procurador alega que ocorre doutrinação ideológica dentro do ambiente acadêmico  e tem por objetivo, através de um projeto de lei, a fixação obrigatória de cartazes nas salas de aula contendo os “deveres do professor” , de forma a conscientizar os alunos sobre seus direitos e para que estes possam se defender dos “abusos praticados  por professores dentro da sala de aula”. O projeto visa eliminar a discussão ideológica do ambiente escolar, restringir os conteúdos de ensino a partir de uma pretensa ideia de neutralidade do conhecimento e ganhou forças porque muitos pais e estudantes identificaram-se com os ideais defendidos pelo fundador do movimento.
   Foi apresentado e discutido o projeto de lei, além de algumas dúvidas da população relacionada ao projeto e estas estão inseridas no site do programa escola sem partido.   
O grupo apresentou o projeto tentando ao máximo ser imparcial, mostrando lados positivos e negativos.
      O assunto em questão é bastante discutido, pois os deveres dos professores já existem, pois decorrem da Constituição Federal, então seria necessário este programa? O fundador do programa acha que sim. Sendo que o cartaz fixado deve conter os seguintes deveres:
  1. O professor não se aproveitará da audiência cativa dos alunos para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias.
  2. O professor não favorecerá nem  prejudicará os alunos  em razão de suas convicções políticas, ideológicas, morais ou religiosas, ou da falta delas.
  3. O professor não fará propaganda político-partidária em sala de aula, nem incitará seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas.
  4. Ao tratar de questões políticas, sócio-culturais e econômicas, o professor apresentará aos alunos de forma justa-isto é, com a mesma profundidade e seriedade-, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito,
  5. O Professor respeitará o direito dos pais a que seus filhos recebam e educação moral que esteja de acordo com asu próprias convicções.
  6. O Professor não permitirá que os direitos assegurados nos itens anteriores sejam violados pela ação de terceiros, dentro da sala da aula.
O cartaz está disponível no próprio site do Programa Escola Sem Partido, assim como a lei na íntegra. O grupo apresentou o site e seus conteúdos, focando no cartaz e nas leis. A partir da exploração do site e leitura das leis, foi possível a discussão entre todos os presentes sobre o conteúdo; prós e contras, falhas e pertinências, impacto e consequências do programa. Para encerrar, o grupo exibiu também vídeos de pessoas contra e a favor do programa, deixando livre para os que assistiram a apresentação, a partir de todo o debate, tivessem maior conhecimento e esclarecimento sobre o assunto e chegassem às suas próprias conclusões.
O objetivo do grupo era apresentar o projeto e discutir sobre ele, o que foi alcançado com sucesso na manhã da apresentação. Esta, possibilitou um espaço para discussão sobre um assunto que está diretamente ligado com todos na área da educação, sendo de extrema importância, então, para o grupo do PIBID, que além de ser formado por discentes, que são impactados por mudanças na educação, treina-os para a docência.





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