Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

domingo, 25 de junho de 2017

Vencendo o Aedes aegypti



 "Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida"


       Supervisora: Leda Maria Silva
       Grupo: Bruno Dalbelo, Bruno Henrique, Rafaela, Renata Armelim, Tiago,  Valdeir

  No dia 19 de abril de 2017 (quarta-feira), realizou-se na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, em Muzambinho aulas de 50 minutos para três turmas do sexto ano (fundamental II) que são atendidos pelo grupo neste semestre sobre o tema Zoologia dos vertebrados e invertebrados.
  Nesta aula, resolvemos aplicar um jogo pedagógico "Vencendo o Aedes aegypti", este jogo, visa trabalhar o raciocínio lógico, revisando o tema trabalhado nas aulas anteriores "Doenças causadas pelo Aedes aegypti" com os alunos.




  O jogo foi criado por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para pratica na disciplina de Didática de Ensino. Consiste em um jogo de tabuleiro com perguntas de V (verdadeiro) ou F (falso) abordando o tema “Doenças causadas pelo Aedes aegypit”.
   Para dar início ao jogo a sala foi divida em dois grupos e foi desenhado no chão da sala utilizando de recurso giz branco o tabuleiro ao qual as “peças” do jogo foram os próprios discentes. Em seguida foram explicadas as regras e escolhidos dois representantes de cada equipe para iniciar a partida. Os mesmos decidiram na sorte quem iniciava a partida.     A cada pergunta respondida estando certo ou errado, o tabuleiro era assumido por outro membro da equipe para que todos pudessem participar. O jogo era finalizado quando uma das equipes conseguisse chegar até a casa 10 (dez) e retornar até a casa 1 (um), a partir disso era titulado a equipe campeã.





  O jogo foi uma forma lúdica, divertida e interessante de estimular o raciocínio lógico e fixar o conteúdo trabalhado, além disso, estimula a afetividade entre os alunos, avaliando a cooperação, comportamento e o trabalho em equipe.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário