Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

sábado, 1 de julho de 2017

O Jogo de Animais do PIBID

Supervisora: Izabel de Assis
Grupo: Amanda Santini, Ana Clara Faria, Ana Paula Figueiredo, Camila Souza, Daniel Phelipe, Flávia Galera, Larissa Ferreira, Maria Eduarda Cândido e Simone Morais.


    Após todo o conteúdo de Reino Animal ser aplicado em sala, com aulas teóricas, exposição de exemplares e construção do mapa conceitual, os pibidianos decidiram implantar uma atividade lúdica e divertida para descontração de fim de bimestre, além de servir para visualizar a absorção de conteúdo por parte dos alunos através de um jogo. A atividade consistiu em um “Jogo de Tabuleiro”, onde uma estrada, que ligava do início ao fim, tinha casas com perguntas, prendas e músicas.

Tabuleiro do Jogo de Animais do PIBID para 8º ano.

    Durante uma reunião os pibidianos desenvolveram perguntas correspondentes a todo o conteúdo abordado durante o semestre em sala com os oitavos anos. Os alunos teriam então que jogar um dado para saber quantas casas andar, e ao cair em “perguntas” teriam de responder corretamente para continuar no jogo, ao contrário passava a vez para o outro grupo. Ao cair em “prendas” e “músicas” o grupo também teria de fazê-las, senão, também passava a vez ao próximo. O jogo termina quando um grupo chegar ao final tendo respondido então várias perguntas.
    A sala foi dividida em quatro grupos, onde tinham dois tabuleiros, e um grupo desafiava o outro. Os grupos tinham que se organizar, e ao jogar o dado, andavam as casas referidas, e então se fosse uma casa onde houvesse de responder perguntas, os pibidianos sorteavam uma pergunta e faziam ao grupo. Dessa forma os alunos se reuniam para tentar achar uma resposta correta, e ao acertar poderiam andar mais casas tendo maiores chances de chegar ao final primeiro, ganhando o jogo.
    A brincadeira rendeu muitas risadas e diversão, os alunos ficaram muito contentes por sair da rotina de sala de aula e ter uma recreação educativa, os pibidianos puderam notar o quanto o conhecimento foi absorvido ao longo deste semestre de atividades com as salas.

Aplicação de jogo em turmas de 8º ano da E. E. Cesário Coimbra.

Aplicação de jogo em turmas de 8º ano da E. E. Cesário Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário