Pibidianos: Brenda Santos, Jaqueline Tavares,
Luana Barbieri, Maélen Bento, Rafael Ceolato, Weverton Rodrigo.
Supervisora: Ingridy Simone Ribeiro
Escola: SENAC – Guaxupé
Data: 29/04/2019
Na data citada, foi
ministrada pelos alunos de Ciências Biológicas a temática: Dengue. A
intervenção ocorreu nos cursos subsequentes em Enfermagem e Recursos Humanos,
da escola já referida. No início da aula os pibidianos explicaram como
funcionaria a metodologia ativa aplicada, na qual foram utilizados vários
materiais, como: maquetes, quebra-cabeças e cartazes. Foi falado aos alunos que
seria feito um circuito, que o grupo que realizasse o percurso em menos tempo,
ganharia um prêmio. Os alunos foram divididos em grupos de no máximo sete
pessoas. A primeira etapa do circuito era montar um quebra-cabeça com dois
tipos de mosquito, o grupo após a montagem deveria falar qual a diferença entre
eles. Após passar pela primeira etapa, na segunda o grupo deveria falar alguns
dos sintomas e do tratamento da dengue, após isso, havia um cartaz com o ciclo
de vida, o grupo deveria memorizar, assim que o cartaz era tampado, os alunos tinham
que montar o ciclo em uma mesa. A terceira etapa do circuito consistia em
descobrir onde tinha foco de mosquito ou não. A Quarta e última etapa era um
tabuleiro com quiz, onde os alunos deveriam acertar as perguntas sobre o tema
para avançarem as casas e finalizar o jogo. A intervenção mostrou-se muito
proveitosa e didática para os discentes, notando- se um retorno positivo. Todos
os discentes foram muito cooperativos e aprenderam o conteúdo a partir de uma
metodologia diferente.
Figura 1: Etapa 1 do circuito. Montar dois tipos de mosquito e dizer a diferença entre eles. |
Figura 2: Etapa 2 do circuito. Memorizar e depois montar o ciclo com o cartaz coberto. |
Figura 3: Etapa 3 do circuito. Descobrir os focos do mosquito. |
Figura 4: Etapa final do circuito. Tabuleiro com perguntas sobre o tema proposto. |
Figura 5: Pibidianos que apresentaram o trabalho. |
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