Equipe - PIBID Biologia

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quinta-feira, 4 de julho de 2019

Tema: Julgamento do agrotóxico - Inocente ou Culpado?

Pibidianos: Jaqueline, José Augusto, Rafael
Supervisor: Ivelize Cunha Tannure Nascimento
Escola: IFSULDEMINAS - CAMPUS Muzambinho
Data: 13/05/2019 e 16/05/2019


Os pibidianos elaboraram e aplicaram um debate nas turmas info c e agro c, com o seguinte tema “Julgamento do Agrotóxico - Inocente ou Culpado?”, realizado em formato de tribunal do júri, com o propósito de instigar os discentes a argumentarem e questionarem, as vantagens e desvantagens do uso de agrotóxicos. O corpo do debate foi composto por: um discente (representando o réu “agrotóxico”, com direito de defesa ao final do julgamento), três jurados (pibidianos mediadores do tempo do julgamento), a defesa (à favor do uso de agrotóxico), e a acusação do uso de agrotóxicos (contra o uso do agente). Na primeira etapa da aula realizada, foi lida uma notícia atual sobre o assunto para fundamentar a situação e as orientações do andamento da aula. Logo em seguida a classe foi dividida em dois grupos (defesa e acusação), e cada grupo com dez minutos para elaboração de argumentos, cinco minutos para explanação, com réplica de cada um e a uma tréplica. Logo após o Júri se reúne e decide a sentença. No final, o réu (Agrotóxico) se posicionou diante dos colegas e fez suas argumentações em 2 minutos e logo em seguida o júri se reuniu para elaborar uma “sentença” ao agrotóxico. Esta aula foi realizada nas turmas de Informática e Agropecuária e o surpreendente foi que o resultado do julgamento foram opostos, onde a primeira se posicionou contra ao uso dos agrotóxicos e a segunda a favor. A aula transcorreu com grande engajamento dos alunos, trazendo aos mesmos questionamentos do cotidiano sobre assuntos contemporâneos.

Figura 1: Pibidianos explicando como a aula iria acontecer. 

Figura 2: Discentes preparando os argumentos para o julgamento sobre o agrotóxico.

Figura 3: Discente se posicionando e defendendo o agrotóxico.

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