Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

domingo, 8 de dezembro de 2019

Tema: Angiospermas


Pibidianos: Géssica Ravanini de Oliveira e Weverton Mendes
Supervisor:  Cristiane Bashiyo
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida
Data: 11/09/2019
     
A intervenção do dia 11 de setembro de 2019 foi realizada na Escola Professor Salatiel de Almeida com duas turmas de sétimo ano. Cada sala continha em média 35 alunos. O tema escolhido foi Angiospermas. A proposta foi de uma aula teórica e prática. A parte teórica consistiu em uma introdução ao tema seguido da classificação e identificação das estruturas de uma flor. Essa introdução foi realizada com o auxílio de tópicos e desenhos esquemáticos no quadro branco. A aula prática contou com flores coletadas na cidade de Muzambinho. As espécies escolhidas foram: hibisco, flamboyant e azaléia. Além das flores utilizamos folhas de papel A4 coloridas, cola branca e questionário impresso. Após a aula teórica os alunos foram divididos em 5 grupos e cada grupo ficou com uma flor. A atividade consistiu em separar cada estrutura da flor e colar no papel A4. Após a colagem os alunos identificaram as estruturas com lápis. As estruturas encontradas foram: gineceu, androceu, sépalas, pétalas, pedicelo e receptáculo floral.  Depois dessa atividade os discentes responderam ao questionário que continha perguntas sobre a função das estruturas encontradas na flor. De início houve muita dificuldade em controlar os alunos, eles chegaram na sala muito agitados. Após um tempo foi possível obter a participação deles na aula prática. No geral foi uma experiência significativa para ambas as partes. Em resumo, a maioria dos alunos conseguiu alcançar o objetivo da aula, que foi identificar e entender a função de cada parte da flor.

Figura 1: Alunos preparando o material

           
Figura 2: Alunos realizando a atividade prática



Nenhum comentário:

Postar um comentário