Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

domingo, 8 de dezembro de 2019

Tema: Aves


Pibidianos: Luana Barbieri, Maélen Bento e Rafael Ceolato.
Supervisor: Cristiane Bashiyo
Escola: E. E Professor Salatiel de Almeida - Muzambinho
Data: 12/09/2019

A intervenção foi aplicada em duas turmas de 3° ano do Ensino Médio. O tema proposto foi “Aves”, por consequência utilizou-se cartaz, peça anatômica de uma asa (a fim de explicar as diferentes penas que constituem a asa em si), utilizaram-se também alicates, e sementes para demonstrar o tipo de bico de diferentes tipos de aves, e quanto este órgão é preciso para o alimento destas. No tema foi discutido primeiramente sobre a evolução das aves, o que foi preciso acontecer para que adquirissem características que são observadas hoje, como: ossos fundidos, redução da garra e penas anteriores (cauda) e especializações para o vôo. Em seguida foi explicado o mecanismo do vôo batido e plano, juntamente com o tipo de asa, prosseguindo mais adiante foi explicado o habitat da diversidade de aves e quanto ao seu hábito alimentar. Por fim explicou-se sobre como essas aves conseguem se alimentar, e de como seu bico é capaz de lhe auxiliar. A primeira turma respondeu bem ao conteúdo programado para eles, porém a aula foi ministrada logo pela manhã, obtendo uma certa dispersão no momento. Já na segunda turma, os alunos mostraram-se mais ativos, mais empolgados em ver o conteúdo, agiram respeitosamente e também a turma apresentou mais diálogo e dúvidas. Metodologias ativas com uso de materiais didáticos são muito importantes para os discentes, visto que, proporcionam a eles ver e tocar o que estão aprendendo e assimilar com seu cotidiano, e promovendo uma melhoria em seu aprendizado. Para os pibidianos, o uso de metodologias ativas é de grande valia, pelo fato de ser um método diferenciado para aprender novos conhecimentos e passá-los adiante para os estudantes, em que não se torne cansativo e que proporcione harmonia no ambiente escolar.


Figura 1: pibidiano  introduzindo o tema.

Figura 2: Materiais utilizados na aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário