Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Tema: Frutos


Pibidianos: Géssica Ravanini de Oliveira e Weverton Rodrigo Macena de Mendes
Supervisor:  Ivelize Tannure Nascimento
Escola: IF Sul de Minas – Campus Muzambinho
Data: 11/11/2019



No dia 11 de novembro de 2019 uma turma de segundo ano do ensino médio conheceu o conteúdo de “Frutos”. Esse conteúdo está incluído na grande área da botânica. A proposta foi de uma aula teórica e prática. A parte teórica consistiu em uma introdução ao tema seguido de sua classificação e dos diferentes tipos de frutos. Essa introdução foi realizada com o auxílio de slides com tópicos e imagens. A aula prática contou com frutos comprados e coletados na cidade de Muzambinho. As espécies escolhidas foram: banana, maçã, pêssego, laranja e demais frutos secos. Após a aula os alunos realizaram uma atividade que consistia em observar e desenhar um dos frutos em um papel. No exercício, os alunos deveriam indicar as estruturas solicitados pelo professor (epicarpo, mesocarpo e endocarpo), além de classificarem em: fruto ou pseudofruto, seco ou carnoso, deiscente ou indeiscente e baga ou drupa. De início houve um pouco de desinteresse na parte teórica, porém o interesse foi despertado com a aula prática, onde todos participaram. As principais dúvidas foram referentes aos pseudofrutos. Ao final foi realizada uma revisão sobre os pseudofrutos e com isso não houve mais dúvidas sobre esse assunto. A experiência com essa aula foi muito boa. A botânica quando colocada em prática torna-se uma aula muito dinâmica e produtiva. É possível aprimorar ainda mais essa metodologia no ensino médio, principalmente porque o professor terá mais tempo para introduzir o conteúdo. No geral foi uma das aulas mais interessantes que ministramos no decorrer do Pibid, visto que a participação dos alunos foi de 100%. E mais uma vez conseguimos observar o quanto as metodologias ativas modificam o processo de ensino-aprendizagem.

Figura 1: Frutos utilizados na aula e atividades realizadas pelos alunos.

Figura 2: Alunos realizando as atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário