PIBID 2016 - Primeiro Semestre
Grupo:
Ana
Lívia Dias, Bruna Araújo, Clécia Alves,
Elaine Lima, Isabela Dallefi e Júlia Ribeiro
Prof.
(a) supervisora: Leda Maria Silva
Escola:
Escola
Estadual Professor Salatiel de Almeida
Cidade: Muzambinho/MG
Séries:
6°e 8° ano - Ensino Fundamental
Aula 1 - Avaliação diagnóstica sobre Meio Ambiente
Na última quinta feira, dia 18 de fevereiro
de 2016, ocorreu a atividade inaugural do nosso grupo do PIBID, referente ao
primeiro semestre de 2016. A atividade aconteceu na Escola Estadual Professor Salatiel de
Almeida, na cidade de Muzambinho/MG, na qual nosso grupo atenderá neste ano, cinco turmas
de ensino fundamental, sendo três turmas de 6° ano e duas turmas de 8° ano.
Então, procedemos da seguinte forma, pedimos
que os alunos, um a um, se apresentassem e logo após o nome, dissessem uma
palavra que, segundo eles, estivesse relacionada à meio ambiente. Cada palavra
dita era anotada na lousa. Após a apresentação e manifestação de todos os alunos solicitamos
que eles, utilizando os conhecimentos prévios e as palavras anotadas na lousa
como forma de apoio e reflexão, produzissem, preferencialmente, um texto. Para
a redação não houve predeterminação de linhas, podendo ainda, se preferissem,
optar por redigir um poesia, música e/ou, em último caso, desenho. Isso foi
feito pois a intenção era que todos contribuíssem e demonstrassem seu
conhecimento sobre o contexto do projeto. Ainda, como forma de boas vindas e
estímulo, oferecemos uma premiação surpresa ao aluno que produzisse o melhor trabalho
(ortografia, pontuação e contextualização), sendo eleito dois campeões, um por
série (um do 6° ano e um do 8° ano), de forma que ao final pudéssemos fazer uma
sondagem.
Neste
primeiro contato com a turma, houve a apresentação do grupo, do programa PIBID
e seu objetivo, assim como do projeto (“Meio Ambiente”). Também apresentamos uma
prévia do cronograma referente ao primeiro semestre, o qual será distribuído em
quatro temas, cada tema divido em quatro aulas, sendo duas aulas teóricas, uma
aula prática e uma avaliativa. Logo em seguida, propusemos uma atividade que
tinha como objetivo conhecer cada um dos alunos e os seus conhecimentos prévios
sobre o tema do projeto.
Por fim, através da análise diagnóstica do
material produzido durante a atividade, notamos que há algum conhecimento
prévio, que no decorrer das atividades poderão ser amadurecidos e ampliados.
Observamos também, que o alunos se empenharam para atingir o objetivo proposto.
Enfim, os discentes foram muito receptivos, mostraram-se muito
disciplinados, interessados e curiosos
sobre o tema, o que nos deixou muito felizes e ainda mais motivados em seguir
ensinando e aprendendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário