PIBID 2016 - Primeiro Semestre
Grupo: Leonardo Henrique, Larissa Batista, Dayse Carvalho, Mônica de Luna, Larissa Ferreira e Flavia Galera
Prof. (a) supervisora: Leda Maria Silva
Séries: 3° ano do ensino médio Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida
Apresentações
Mais uma vez ocorreram com as turmas do 3°ano (Ensino
Médio) várias
apresentações de trabalhos, no entanto, agora as mesmas foram com relação ao
estudo da temática de climas do Brasil, e dessa vez fomos convidados por nossa
supervisora, para ajudar a avaliar os trabalhos na sua disciplina de geografia.
Logo após os estudos dos climas brasileiros a
docente pediu aos alunos que fosse feito um trabalho. Os alunos obtiveram um
mês para o desenvolvimento do trabalho e receberam algumas orientações da
docente. Diante disso, em todas as turmas foi feita uma divisão de seis grupos,
e os temas foram relacionados aos tipos climáticos do Brasil (Conferir na
imagem abaixo):
Como exigência a professora a professora solicitou que os alunos apresentassem um climograma, e o material para a apresentação deveria ser feito em slides, banner, papel pardo ou papel cartão.
O que é um climograma?
Segundo o portal info escola o climograma vem a ser uma ferramenta clássica de representação de um clima, que permite uma eficiente compreensão do perfil climático de determinada região. Por meio deste se representa graficamente todas as variações de precipitação e temperatura, durante um período de tempo (Geralmente se estabelece um período de um ano).
Usualmente a temperatura é representada por um gráfico linear sobreposto a um gráfico de barras, que descreve as precipitações obtidas ao longo do período estudado.
O estudo do climograma é feito sempre se comparando a taxa de precipitação e a temperatura.
Figura: Modelo de climograma.
Disponível em: <http://blog.planilhasexcel.com/2012/05/climograma-modelo grafico.html>.
Cada equipe obteve 15 minutos de exposição, e ao final da mesma os bolsistas fizeram algumas colocações sobre a apresentação feita.
FARIA, Caroline. Climograma. Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/climograma/>. Acessado em: 07 de jul. de 2016.
É
muito importante que os alunos apresentem trabalhos assim em sala de aula, isso
possibilita a construção do conhecimento, visto que o aluno vai ao encontro do
saber para o estudo do trabalho e depois compartilha o mesmo ao expor aos colegas.
Para o bolsista isso também é fundamental. A vivência das experiências da profissão no âmbito escolar só vem a contribuir para a formação docente.
Texto: Leonardo Henrique Thimóteo da Silva
Referência
Bibliográfica:
FARIA, Caroline. Climograma. Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/climograma/>. Acessado em: 07 de jul. de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário