Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Introdução ao PIBID

Pibidianos: Bruno Dalbelo, Luana Barbieri e Weverton Rodrigo;
Supervisor: Antônio
Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.

Dias 06 e 13 de Setembro de 2018.





Durante as presentes datas acima citadas, realizamos nosso primeiro contato com três turmas do 1º ano do Ensino Médio da E.E Profº Salatiel de Almeida. Foi aplicada uma dinâmica de apresentação, ao qual utilizou-se de um material de consumo simples e bastante acessível: barbante, com o objetivo de formar uma teia, relacionando-a ao contato que pretendemos construir com os discentes, enquanto pibidianos e ao conteúdo programático que vamos trabalhar com estes.
Após a dinâmica de apresentação, ministramos uma aula introdutória com o intuito de gerar um “mapa mental” ao qual conseguimos entender o que os discentes haviam de conhecimento prévio em relação ao conteúdo abordado  “Evolução e sociedade” e assistimos a apresentação de alguns trabalhos que já estavam em execução com o professor que é responsável pelas turmas.
Os discentes apresentaram um retorno positivo acerca das atividades propostas. Participativos e dinâmicos, eles tornaram nossas atividades enriquecedoras.






sábado, 6 de outubro de 2018

Relações Ecológicas na Mata do IF Sul de Minas

Pibidianos: Géssica Ravanini, Gleyce Marques e Ramon Marques

Supervisora: Ivelize Tannure Nascimento

Escola: Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho

Data: 05/09/2018 e 12/09/2018


Na manhã do dia 05/09/2018, os alunos do 3º ano do ensino médio (técnico em agropecuária integrado) tiveram uma introdução em sala sobre o tema relações ecológicas. Foram abordados os conceitos de relações harmônicas, desarmônicas, intraespecíficas e interespecíficas. A visualização do conteúdo e imagens foram observadas através da projeção de slides.
Após introdução dos principais conceitos realizamos um passeio até a mata do Instituto Federal do Sul de Minas. Essa área verde está localizada na cidade de Muzambinho, onde os alunos em questão estudam. A implantação dessa mata tem em torno de 60 anos e foi realizada por pessoas da própria região. Muitos não conheciam e ficaram surpresos com tanta diversidade e beleza.
Além da pequena mata atlântica o local possui um lago e nas proximidades existe cultivo de café, criação de cabras, entre outros. O contato logo pela manhã com o ar puro proporcionou muita disposição aos envolvidos, em poucos minutos era possível observar o quanto já haviam aprendido, e ao final já estavam identificando e argumentando sobre as principais interações.
Durante o trajeto de 60 minutos as relações ecológicas visualizadas foram: sociedade, epifitismo, mutualismo, inquilinismo e amensalismo. O entusiasmo foi grande durante o percurso. Houve muito diálogo e o interesse dos alunos só aumentou.
A metodologia aplicada no dia 05/09/2018 foi muito comentada entre os alunos, a repercussão foi muito positiva, e no intuito de abranger esse método realizamos no dia 12/09/2018 outro passeio em campo, dessa vez com outra turma de 3º ano integrado, denominada “Agro J”. Neste trajeto encontramos sociedade de abelhas e marimbondos, epifitismo, inquilinismo, além do amensalismo acarretado por eucaliptos.
A união entre a diversidade do sul de minas e o conhecimento em sala foi uma experiência diferente, tornando o tema agradável e prazeroso. A compreensão do conteúdo foi muito significativa ao unirmos o estudo em sala com a prática.
Alunos observando as relações dentro da escola, no próprio Campus.

Alunos na mata do Campus.