Relações Ecológicas na Mata do IF Sul de Minas
Pibidianos: Géssica Ravanini, Gleyce Marques e Ramon Marques
Supervisora: Ivelize Tannure Nascimento
Escola: Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho
Data: 05/09/2018 e 12/09/2018
Na manhã do dia 05/09/2018, os alunos do 3º ano do ensino médio (técnico em agropecuária integrado) tiveram uma introdução em sala sobre o tema relações ecológicas. Foram abordados os conceitos de relações harmônicas, desarmônicas, intraespecíficas e interespecíficas. A visualização do conteúdo e imagens foram observadas através da projeção de slides.
Após introdução dos principais conceitos realizamos um passeio até a mata do Instituto Federal do Sul de Minas. Essa área verde está localizada na cidade de Muzambinho, onde os alunos em questão estudam. A implantação dessa mata tem em torno de 60 anos e foi realizada por pessoas da própria região. Muitos não conheciam e ficaram surpresos com tanta diversidade e beleza.
Além da pequena mata atlântica o local possui um lago e nas proximidades existe cultivo de café, criação de cabras, entre outros. O contato logo pela manhã com o ar puro proporcionou muita disposição aos envolvidos, em poucos minutos era possível observar o quanto já haviam aprendido, e ao final já estavam identificando e argumentando sobre as principais interações.
Durante o trajeto de 60 minutos as relações ecológicas visualizadas foram: sociedade, epifitismo, mutualismo, inquilinismo e amensalismo. O entusiasmo foi grande durante o percurso. Houve muito diálogo e o interesse dos alunos só aumentou.
A metodologia aplicada no dia 05/09/2018 foi muito comentada entre os alunos, a repercussão foi muito positiva, e no intuito de abranger esse método realizamos no dia 12/09/2018 outro passeio em campo, dessa vez com outra turma de 3º ano integrado, denominada “Agro J”. Neste trajeto encontramos sociedade de abelhas e marimbondos, epifitismo, inquilinismo, além do amensalismo acarretado por eucaliptos.
A união entre a diversidade do sul de minas e o conhecimento em sala foi uma experiência diferente, tornando o tema agradável e prazeroso. A compreensão do conteúdo foi muito significativa ao unirmos o estudo em sala com a prática.
Alunos observando as relações dentro da escola, no próprio Campus.
Alunos na mata do Campus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário