Pibidianas: Carla Dias, Elysa Rodrigues, Kemilly Martins, Mariana Rodrigues
Supervisora: Ivelize Tannure Nascimento
Escola: IF Sul de Minas - Campus Muzambinho
No dia 26 de outubro de 2018, foi realizado no Instituto Federal Sul de Minas Campus Muzambinho com os alunos do 1° ano do ensino médio (técnico em informática integrado) uma aula sobre tecidos conjuntivos. A aula teve como objetivo aplicar o conteúdo dos tecidos conjuntivos e aplicar um método avaliativo dinâmico.
As docentes pibidianas aplicaram o conteúdo com o auxílio de um retroprojetor, de forma dialogada afim de sanar todas as dúvidas que surgiram ao longo da aula. Ao fim, com o conteúdo concluído, foi aplicado o método avaliativo dinâmico escolhido, um baralho pedagógico com o tema da aula, onde o objetivo do jogo era formar trincas contendo o nome do tecido conjuntivo, sua função e onde é encontrado. O jogo se mostrou eficiente ao prender a atenção dos alunos, estimular o trabalho em grupo e a discussão sobre o tema da aula aplicada.
Dinâmica: “Baralho do Tecido Conjuntivo”
Essa atividade faz com que o aluno aprenda as funções e características dos seis tecidos conjuntivos.
Materiais:
- Folha sulfite -Tesoura -Canetas coloridas -Papel Crepom
Procedimentos:
- Recortar 19 retângulos com as folhas sulfites e papéis crepom;
- Colar o crepom na folha sulfite;
- Em um retângulo escrever “Coringa”;
- Em 6 “cartas” escrever em azul as informações da primeira coluna da tabela abaixo;
- Em 6 “cartas” escrever em vermelho as informações da segunda coluna da tabela abaixo;
- Em 6 “cartas” escrever em preto as informações da terceira coluna da tabela abaixo:
1ª coluna
|
2ª coluna
|
3ª coluna
|
Tecido Conjuntivo
Denso
|
Encontrado na derme
formando os tendões e ligamentos.
|
Oferece suporte
para os tecidos moles.
|
Tecido Conjuntivo
Frouxo
|
Presente em
praticamente todos os órgãos.
|
É delicado e
flexível, preenche espaços entre os órgãos.
|
Tecido Conjuntivo
Cartilaginoso
|
É fundamental para o
crescimento dos ossos longos.
|
Caracterizado pela
abundância de fibras colágenos, oferecendo assim resistência e proteção ao
tecido.
|
Como jogar:
- Separar a turma em três grupos;
- Todas as cartas devem ser embaralhadas;
- É escolhido três alunos representante dos três grupos, deve ser dado a cada um deles 5 cartas. O restante fica com o professor;
- O objetivo do jogo é formar trincas com as informações do tipo e característica dos tecidos, o nome deles, onde se encontram e a sua função;
- Tira-se a sorte para ver quem começa;
- O iniciante recebe uma carta do professor e descarta outra na mesa para o próximo grupo que pode recolhê-la ou receber outra do professor, sempre descartando uma, o coringa pode substituir uma carta que falte;
- Ganha o grupo que fizer primeiro uma trinca correta.
Explicação da matéria.
Aplicação do jogo.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário