PIBID
2016 - Primeiro Semestre
Grupo: Leonardo Henrique,Larissa Batista, Natália Goulart, Flavia Galera e Lucas Santos
Prof. (a) supervisora: Leda Maria Silva
Séries: 3° ano do ensino
médio Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual
Professor Salatiel de Almeida
Teoria
Aula 3 - Resíduos
- Parte 2
Dia - 18/03/2016
No dia 18 de março de 2016, foi ministrada a segunda parte conteúdo
teórico da primeira temática de trabalho, a qual visa trabalhar os resíduos e
seus contextos, juntamente com turmas do 3ºano do Ensino Médio da Escola
Estadual Professor Salatiel de Almeida- E.E.P.S.A.
De início dividiu-se a aula em dois momentos. Em primeiro momento foi
realizada uma dinâmica no ambiente externo com os discentes, e posteriormente
com o segundo momento foi ministrada uma aula teórica.
Conteúdo
Programático da Aula
- Introdução;
- Dinâmica
- A separação de resíduos;
- A coleta seletiva: O que é?, os tipos de
resíduos, como funciona? e a sua
importância;
- Reciclagem: Conceituação, o símbolo da
reciclagem, histórico do surgimento e preocupação, importância, como
funciona?, o que pode ser reciclado e a identificação do tipo de plástico.
- O tempo de decomposição: Lixo orgânico e
inorgânico com suas determinações ou estimativas do tempo de decomposição,
exemplos e curiosidades;
- Compostagem de resíduos orgânicos: O que é?, o processo de decomposição e transformação da matéria orgânica em húmus, exemplos de composteiras e as vantagens da compostagem.
Dinâmica
- A separação de resíduos
Estamos acostumados a viver atualmente sobre uma sociedade extremamente consumista,
na qual vem acarretando um grande aumento da produção de lixo e acarretando uma
série de problemas ambientais. Soluções para a minimização desses problemas já
existem, porém não se encontram totalmente efetivas em nosso
país.
Embora não seja um assunto tão
novo de se tratar, mesmo que em âmbito escolar, muitas pessoas desconhecem o sistema
de cores das lixeiras utilizadas para a coleta seletiva. Este sistema trata-se de
uma padronização universal, a qual facilita e incentiva a realização da coleta
seletiva em todo o mundo. Pensando nisso, para
conciliar com temática estudada o grupo elaborou uma dinâmica, na qual consistiu
na identificação do significado das cores e da separação dos tipos de
resíduos.
Fonte: Site reciclagem. Disponível em: http://www.reciclagemnomeioambiente.com.br/lixeiras-para-coleta-seletiva-cores-e-significados/
Para efetivação desta
dinâmica, a mesma foi adaptada para a realidade dos alunos na escola, onde
foram utilizadas apenas os 5 tipos de cores básicas listadas a baixo:
§ Verde - Vidro
§ Amarelo - Metal
§ Vermelho - Plástico
§ Azul - Papel
§ Marrom - Resíduos Orgânicos
No pátio da escola, foram
posicionadas 5 cadeiras, em cada uma delas continham um saco de lixo preto com
a identificação individual de cor coladas sobre o mesmo. Os sacos ficaram
fixados sobre o encosto dos acentos e vários tipos de resíduos, coletados
antecipadamente pelos pibidianos, foram espalhados pelo chão.
Ao serem levados para o pátio, os alunos foram posicionados de pé em um
semicírculo, e posteriormente ocorreu uma breve explicação da atividade. Todos
os discentes deveriam escolher um tipo de resíduo exposto sobre chão e
depositarem em seguida na destinação a qual achavam correta.
O conteúdo teórico foi
ministrado em uma aula expositiva e dialogada, com a utilização e apoio de
recursos de multimídia.
Os alunos demonstram muito
interesse no assunto, tanto que algumas dúvidas surgiram no decorrer da aula. Ao
final de cada encontro com as distintas turmas, foi feita uma síntese do
conteúdo, na qual evidenciou o real aprendizado dos discentes.
Texto:
Leonardo Henrique Thimóteo da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário