PIBID 2016 - Primeiro Semestre
Grupo: Leonardo Henrique, Larissa
Batista, Flavia Galera e Dayse Carvalho
Prof. (a) supervisora: Leda Maria Silva
Séries: 3° ano do ensino médio Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual
Professor Salatiel de Almeida
Teoria
| Prática
Aula 5 - A
questão energética brasileira - Parte 1
Dia - 13/05/2016
Para retomar as ações do PIBID com turmas do 3º ano do Ensino Médio, na E.E.P.S.A.,
na última sexta, 13 de maio, foi iniciada uma nova temática de trabalho “a
questão energética brasileira”, a qual visa salientar os avanços da energia elétrica
do nosso país.
A metodologia de trabalho deste grupo, evidenciou
em explorar uma aula introdutória na qual envolvesse teoria e a prática. O
conteúdo teórico foi ministrado em uma aula expositiva e dialogada, com a
utilização e apoio de recursos de multimídia, já o contexto prático foi mediado
frente a construção de mapas mentais| mapas conceituais com os discentes.
Conteúdo Programático da Aula
- Introdução;
- Questionamento - Será que toda a população
tem acesso à energia?
- Dados estatísticos mundiais do acesso ao
recurso energético;
- Os problemas causados pela falta de
energia;
- Programa luz para todos: Os Problemas e as
metas para atingir;
- Frente as mudanças globais e aos avanços
tecnológicos: Tecnologia e os novos meios de energia explorados pelo homem;
- Prática Pedagógica - Mapas Mentais | Mapas Conceituais: Explicação, exemplificação e elaboração.
Prática
Pedagógica - Mapas Mentais | Mapas Conceituais
O que é um Mapa Mental?
Um
mapa mental ou Mind Maps (em Inglês) é um tipo de diagrama sistematizado, que se
elabora para representar ideias, tarefas ou outros conceitos, que se encontram
interligados a uma palavra-chave ou
uma ideia central, na qual as
informações relacionadas em si são irradiadas.
Este modelo foi criado pelo inglês Tony Buzan,
e vem sendo uma excelente ferramenta que auxilia na compreensão e solução de
problemas, na organização e conexão das informações, memorização e aprendizado.
A
metodologia é amplamente reconhecida como um método eficaz, visto que melhora a
memória e a compreensão dos assuntos, através da representação visual das informações.
Metodologia de trabalho: Logo após o contexto teórico,
foi proposto a elaboração de mapas mentais | conceituais, correlacionados com a
temática estudada. A proposta pedagógica foi explicada e exemplificada a
classe. Posteriormente as turmas foram divididas em seis grupos para a execução
da atividade, e os discentes receberam para a confecção: papel pardo, lápis de
cor, réguas, tesouras, revistas para recorte, cola e canetão (azul, vermelho e
preto). Os assuntos que englobavam a tema foram escolhidos pelos próprios discentes, para a construção do mapa, no entanto, houve a mediação dos bolsistas e da
supervisora para ajudar os mesmos na atividade e nas escolhas.Após a finalização deste,
todos os alunos deveram realizar uma apresentação na próxima aula.
Texto:
Leonardo Henrique Thimóteo da Silva
Referências
bibliográficas:
ABRIL.1,5 bilhão de pessoas vive sem energia
elétrica no mundo. Disponível em:
<http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/1-5-bilhao-de-pessoas-vive-sem-energia-eletrica-no-mundo>. Acessado em: 12 de maio de 2016.
EXAMTIME.
O que é um Mapa Mental? Disponível
em: <https://www.examtime.com/pt/mapas-mentais/ >. Acessado em: 12 de maio de 2016.
ÓTIMO
MESMO. Mapa mental. Disponível
em: < http://www.otimomesmo.com.br/mapa-mental/>.
Acessado em: 12 de maio de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário