PIBID 2016 - Segundo Semestre
Grupo: Leonardo Henrique, Melina Arantes, Clécia Alves, Elaine Lima, Bruno Henrique, Lucas Lellis e Renata Armelin.
Prof. (a) supervisora: Karina N. dos Santos
Série: 9° ano do ensino fundamental Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida
Aula de Campo
Aula 02 - RaízesData - 14/09/2016
Dando início aos estudos das partes constituintes de uma planta, começamos a abordar a raiz. Esta parte possui
funções primordiais para planta como:
Fixação,
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Absorção (água e sais minerais),
|
Reserva | Condução e Síntese de substâncias.
|
Em uma breve análise
da Praça dos Andradas do município de Muzambinho-MG, pode-se constatar a riqueza
recursos para se trabalhar a temática atual do projeto PIBID. Mediante
a isso, surgiu a ideia de se explorar o local em uma aula de campo.
A aula de campo é um método bastante utilizado em disciplinas que
exigem análises empíricas sobre o assunto em estudo. Compreende-se que esse
tipo de metodologia possui grande eficácia no processo ensino aprendizagem,
permitindo, aos alunos, um contato com aspectos mais amplos referentes aos
temas Ecologia de Campo, Fauna, Botânica, Solos, Biogeografia, etc, aspectos
estes, que não poderiam ser identificados ou compreendidos apenas com leituras.
Desse modo, todas as emoções e sensações surgidas durante a aula de campo em um
ambiente natural podem auxiliar na aprendizagem dos conteúdos, à medida que os
alunos recorrem a outros aspectos de sua própria condição humana, além da
razão, para compreenderem os fenômenos. O desenvolvimento de atividades em
espaços com essas características traz a vantagem de possibilitar, ao
estudante, a percepção de que fenômenos e processos naturais estão presentes no
ambiente como um todo, possibilitando explorar aspectos relacionados com os
impactos provocados pela ação humana nos ambientes. (UECE, 2009, s. p.)
A
abordagem do contexto de raízes começou pela sua definição, e questionamentos foram feitos aos alunos com relação a isso.
Logo após, com o auxílio de uma cartolina e um pincel, foi representado aos discentes as partes constituintes da raiz, e juntamente foram explicadas as funções desempenhadas pelas mesmas. Posteriormente
foi falado a respeito da classificação das raízes quanto ao ambiente em que
estão inseridas (aquática, subterrânea, aéreas).
Conteúdo Programático da Aula
- Deslocamento dos discentes para uma praça da cidade;
- Definição de raiz (citar, demonstrar e explicar);
- As partes que constituem uma raiz (coifa, zona pilífera, zona lisa e zona de ramificação ) e suas funções;
- Classificação das raízes quanto ao ambiente (aquática, subterrânea, aéreas);
- Raízes subterrâneas (axial | pivotante | fasciculada);
- Raízes subterrâneas como estrutura de reserva (tubérculos | raízes tuberosas) ;
- Raízes áreas especiais (estranguladoras, grampíformes, haustórios, raízes de escora, pneumatóforos , tabulares);
- Finalização (retorno a escola).
Tipos de Raízes
Com
relação aos tipos de raízes, em aula destacamos nas explicações as que presentes
foram encontradas na praça, e também aquelas que estão envolvidas na nossa alimentação, das quais
levamos algumas amostras.
- Raízes especiais: estranguladoras | grampiformes | tabulares (Foram os tipos encontrados
na praça do município).
- Raízes tuberosas: Amostras de cenoura, beterraba e batata doce.
Os alunos adoram
a proposta da aula e temos a certeza de que foi uma intervenção de bons
aprendizados.
Devemos
explorar sempre que possível ao máximo o meio no qual os alunos estão inseridos, propiciando ensino
e aprendizagem na abordagem de fatos e contextos do cotidiano.
Texto: Leonardo Henrique Thimóteo da Silva Fotos:Elaine Lima
Referências Bibliográficas
SOUZA,
Vinicius Castro. Introdução à botânica: morfologia. São
Paulo: Instituto Plantarum de
Estudos da Flora, 2013.
ALVES, E. S. Qual a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo? Disponível em: <http://novaescola.org.br/conteudo/169/qual-diferenca-entre-raiz-tuberosa-tuberculo-bulbo-caule-cebola-batata-beterraba.> Acessado em: 13 de set. de 2016.
MUNDO ESTRANHO. Qual a diferença entre raiz, tubérculo e bulbo? Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/qual-a-diferenca-entre-raiz-tuberculo-e-bulbo/ . >Acessado em: 13 de set. de 2016.
CULTURA MIX. Raízes Tuberosas. Disponível em: < http://flores.culturamix.com/informacoes/raizes-tuberosas. >Acessado em: 13 de set. de 2016.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. LABORATÓRIO DE ECOLOGIA - LABOECO -
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Aula de Campo.
Ceará: CE, 2009. Disponível em: <http://uece.br/laboeco/index.php/aula-de-campo>. Acessado
em: 27 de set. de 2016.
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