PIBID 2016 - Segundo Semestre
Grupo: Leonardo Henrique, Melina Arantes, Clécia
Alves, Elaine Lima, Bruno Henrique, Lucas Lellis e Renata Armelin.
Prof. (a) supervisora: Karina
N. dos Santos
Série: 9° ano do ensino fundamental Cidade: Muzambinho - MG
Escola:
Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida
Iniciamos com nossos alunos a primeira temática de trabalho - “Morfologia, Anatomia e Sistemática Vegetal”. Nessa aula buscamos introduzir alguns dos aspectos gerais que envolvem o
tema, visando assim, a abertura
da visão dos discentes para estudo.
Aula 01 - Morfologia, Anatomia e Sistemática Vegetal
Data - 08/09/2016
Após as reuniões de
planejamento, mais uma vez, estamos retomando as atividades do segundo
semestre com o programa PIBID - Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência.
De início, para permitir a interação entre os bolsistas e alunos na primeira aula do programa e quebrar aquele gelo inicial com as turmas de timidez e vergonha, foi feita uma dinâmica de apresentação, a qual possibilitou conhecer os novatos no projeto. Mediante a mesma também foi explicado o que seria o PIBID, e ressaltado a sua importância nas escolas públicas.
De início, para permitir a interação entre os bolsistas e alunos na primeira aula do programa e quebrar aquele gelo inicial com as turmas de timidez e vergonha, foi feita uma dinâmica de apresentação, a qual possibilitou conhecer os novatos no projeto. Mediante a mesma também foi explicado o que seria o PIBID, e ressaltado a sua importância nas escolas públicas.
Dinâmica do Conhecimento
Essa
dinâmica consiste em uma apresentação oral de todos os presentes na sala. Perguntas
devem ser feitas oralmente a todos os alunos, e ao final ou início o mediador
deve se apresentar aos mesmos.
Foram feitas perguntas como:
|
·
Seu nome?
·
Idade?
·
De onde é?
·
Que disciplina mais gosta?
·
Qual a profissão que pretende seguir?
·
Já participou desse projeto?
·
De que forma aprende melhor o conteúdo na escola?
|
Iniciamos com nossos alunos a primeira temática de trabalho - “Morfologia, Anatomia e Sistemática Vegetal”.
Conteúdo Programático da Aula
- Dinâmica;
- Introdução: A importância
das plantas
- Definições: Botânica,
Anatomia e Sistemática Vegetal;
- Os grupos existentes de
plantas: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas;
- Quais as partes
constituintes de uma planta?
- Aspectos Gerais: Raiz,
Caule, Folhas, Flores, Frutos e Sementes
- Desmistificando alguns
conceitos: O verdadeiro pulmão do mundo, a planta também é um ser vivo;
- Síntese e recapitulação.
O
conteúdo foi passado em uma aula expositiva e dialogada, com a utilização de
recursos de multimídia. Ao explicarmos as partes constituintes de uma planta, buscamos contextualizar
de uma maneira clara o assunto, sendo assim, para a explicação utilizamos algo
no concreto.Então, logo após questionar os alunos sobre as partes da planta, com um
pé de tomate (tomateiro) foi mostrado esse contexto.
Os alunos
demonstram muito interesse no assunto e algumas dúvidas até surgiram no
decorrer das aulas.Contudo, ao final de todas as aulas buscamos elaborar junto aos alunos uma síntese do conteúdo aprendido.
Estamos diante de uma nova jornada na formação inicial e que esta nos possibilite adquirir novas experiencias.
Estamos diante de uma nova jornada na formação inicial e que esta nos possibilite adquirir novas experiencias.
Texto: Leonardo Henrique Thimóteo da Silva
Fotos:Elaine Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário