Pibidianos: Alisson Gabriel de
Paula, Gabriella Ramos de Menezes Flores, Géssica Ravanini de Oliveira, Gleyce
Maura Marques.
Supervisor: Antônio
Donizetti Durante
Escola: Escola
Estadual Professor Salatiel de Almeida
Data: 03/04/2019
Foram ministradas duas
aulas para turmas dos sétimos anos do Ensino Fundamental, com cerca de 30
alunos em cada. Como ferramentas educacionais, foram utilizadas metodologia
ativa usando cadeiras, aula expositiva utilizando quadro negro e data-show e
exemplares reais de caules. A princípio, foi aplicada metodologia ativa na qual
5 cadeiras foram colocadas à frente e 4 delas foram ocupadas pelos alunos. Os
pibidianos fizeram uma pergunta sobre o
tema ‘’caule’’ e os alunos discutiram entre si . À medida que alguém quis
falar, este se sentava na cadeira vaga e outro aluno deveria sair para que
sempre tivesse uma cadeira vaga. Os temas abordados foram: estrutura básica de
uma planta, as funções e os tipos de caules. Os alunos, em todas as etapas da
aula, foram bastante participativos. A metodologia mostrou-se eficiente, pois,
muitos alunos quiseram participar. No momento de aula expositiva, eles fizeram
bastante perguntas. Após a aula, os pibidianos refletiram que metodologias
ativas prendem a atenção do aluno e potencializa o processo de ensino x
aprendizagem.
Figura 1: Aula expositiva sobre caules. |
Figura 2: Aplicação da metologia ativa. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário