Pibidianos: Fernando
Luiz de Morais Rocha, Jaqueline Tavares Ribeiro Oliveira e Rafael Ceolato da
Silva
Supervisor: Ivelize
Cunha Tannure Nascimento
Escola:
IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
Data: 21/03/2019
No dia 21 de
março do corrente ano, foi aplicado em duas turmas do Instituto Federal do Sul
de Minas, Campus Muzambinho,
respectivamente para o 1º ano do Técnico em Informática integrado ao Ensino
médio e o 2º ano do Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino médio, a
intervenção pedagógica com o tema sobre bioindicadores. Esta aula foi conduzida
de forma exploratória com intuito de avaliar qual era o conhecimento empírico
dos alunos sobre o tema. Para tanto, foram feitos questionamentos para
identificar qual era o nível e o grau de conhecimento do assunto abordado. As
turmas apresentaram níveis similares de resposta. As perguntas consistiam se já
tinham ouvido falar em bioindicadores, se sabiam da importância e qual a
funcionalidade para os mesmos. O feedback
foi positivo e a partir da curiosidade e evolução das respostas dos discentes,
foi agregando, no decorrer da explanação, quais poderiam ser os grupos
taxonômicos que poderiam servir como bioindicadores, quais processos
biológicos, espécies ou comunidades são utilizados como bons parâmetros da
qualidade do ambiente; quais espécies (ou assembleias de espécies) utilizadas
como bioindicadoras possuem tolerâncias ambientais moderadas, muito sensíveis
ou muito amplas. A proposta didática
alcançou seu objetivo, uma vez que os alunos identificaram muitos
bioindicadores ao seu cotidiano. O ponto negativo desta apresentação é que não
preparamos imagens de biomas diferentes do nosso que poderia esclarecer e
ilustrar mais aos alunos.
Figura 1 : Rafael e Fernando na turma do 1º ano do técnico em informática, questionando aos alunos sobre bioindicadores. |
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