Supervisor: Antônio Durante
Escola: E.E Professor Salatiel de Almeida
Data: 29/03/2019
Na tarde do dia 29 de março de 2019 foi
realizada uma intervenção com o tema Echinodermata na Escola Professor Salatiel
de Almeida. A aula foi assistida por duas turmas de sétimo ano, sendo 7ºA e 7ºB
respectivamente. A primeira turma tinha 43 alunos e a seguinte 16
alunos presentes. A proposta da intervenção foi de uma aula expositiva com a
demonstração de quatro integrantes do Filo Echinodermata, sendo: ouriço-do-mar,
pepino-do-mar, bolacha-do-mar e estrela-do-mar. Os animais foram
disponibilizados pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campus
Muzambinho. Foram utilizados como recurso didático o quadro branco, pincel,
data-show, vídeo e os quatro equinodermos. Iniciou-se a aula com a apresentação
do tema e o conteúdo foi dividido para cada um dos pibidianos. Cada
representante ficou responsável por comentar e ensinar as características
gerais de cada classe e de demonstrar os animais nas carteiras para que os
alunos pudessem visualizar melhor as características. As classes trabalhadas
foram Holothurioidea, Crinoidea, Asteroidea, Echinoidea e Ophiuroidea. Um dos
pibidianos falou sobre duas classes e os demais uma classe cada um. Ao
final de cada apresentação foi reproduzido um vídeo referente a espécie em
questão. Os alunos ficaram extremamente entusiasmados com a aula. As principais
perguntas foram em relação aos predadores dos equinodermos e demais
características (tamanho, alimentação, digestão e expectativa de vida). A
maioria nunca tinha visto um equinodermo e foi muito importante esse primeiro contato
com os animais. Os pibidianos ficaram muito lisonjeados por proporcionar essa
experiência aos alunos. A aula demonstrativa foi muito exitosa, pois conseguiu
despertar a atenção da maioria, com exceção de alguns que insistiam em usar o
celular. Um ponto a ser trabalhado é exatamente essa falta de atenção de
alguns. No gera, essa intervenção foi considerada uma das melhores. A partir
desse resultado, os pibidianos se comprometeram a melhorar cada vez mais os
modelos de aula, pensando sempre em colocar o aluno como foco principal.
Figura 1: Integrante do PIBID demonstrando no quadro branco o sistema hidrovascular de uma estrela-do-mar |
Figura 2: Integrante do PIBID demonstrando uma estrela-do-mar para um aluno
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário