Supervisor(a): Ivelize
Escola: IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Data: 21/03/2019
Na data citada, foi ministrada pelos alunos de Ciências
Biológicas a temática: Lixo, Plástico e os Impactos Ambientais. A intervenção
ocorreu na turma Info B - 1º ano, da escola já referida, na qual tinham 7
alunos, os quais foram super participativos. Dentro da temática foram tratados
-Diferença entre lixo e resíduo; -Os3 R’s da
sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar, Reutilizar; -Impactos ambientais provocados pelo lixo em
diferentes escalas; -Vetores e doenças; -Produção excessiva de lixo e suas principais
destinações, entre outros. No início da
aula os pibidianos pediram para que os alunos formassem um semicírculo, onde os
discentes receberam partes de um boneco articulado, que continha em cada membro
uma pergunta sobre o tema abordado. Foi sugerido que ao longo da explicação
teórica, todos os estudantes respondessem às perguntas. Mesmo com poucos alunos, a intervenção
mostrou-se muito proveitosa e didática para os discentes, notando- se um
retorno muito positivo. Eles foram estimulados a refletir para responder as
perguntas de maneira crítica, gerando um debate ao longo da aula e relatos de
vivência. Como recurso didático foram
utilizados: Datashow e um boneco articulado feito de cartolina branca. O
desafio maior foi fazer a prática com poucos estudantes, uma vez que estava
planejado dividir a sala em 6 grupos, onde cada grupo responderia uma pergunta. O restante da turma estava participando de outro evento na escola. Apesar do ocorrido, foi possível incentivar os estudantes a responderem todas as
perguntas, resultando em um número satisfatório de respostas, que ao final foi fixado no
mural em frente a sala de aula. Para os pibidianos, foi uma experiência diferente lidar com poucos alunos em sala, de improviso.
Figura 1: Pidiana mostrando os tipos de
materiais recicláveis e não- recicláveis
|
Figura 2: Discentes respondendo as
perguntas no boneco articulado
|
Figura 3: Boneco articulado com todas as
respostas dos alunos fixado no mural
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário