Supervisor:
Antônio
Donizetti Durante
Escola:
Escola
Estadual Professor Salatiel de Almeida
Data:
27/02/2019
Foi aplicada uma aula para os alunos do 6° ano
B, turma com 30 alunos, e 7° ano A turma com 43 alunos ambos no turno
vespertino. Foi iniciada uma aula em slides sobre Educação Ambiental, abordando
os temas: Efeito Estufa e Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; Poluição e
Uso exagerado de Agrotóxicos. Foram utilizados o data-show para projeção dos
slides, quadro branco e caneta para desenhar e citar exemplos e uma caixa
contendo envelopes com várias perguntas. Para montagem da caixa, cada pibidiano
criou sete perguntas, cada um sobre um tópico da matéria. Primeiramente os
pibidianos se apresentaram e falaram brevemente sobre o PIBID; a pibidiana
Gleyce deu início à aula abordando o que é a Educação Ambiental, sua importância
e porque é um assunto tão comentado nos dias atuais. Os alunos contribuíram com
exemplos e comentaram sobre o conhecimento que possuíam sobre o tema abordado.
Para que os alunos entendessem mais sobre a importância da Educação Ambiental a
pibidiana Géssica citou um dos principais fatores do estudo desse tema: o
Efeito Estufa e o Aquecimento Global, o que significa, qual a relação com o
meio ambiente e qual a influência do homem. Os alunos interagiram e ficaram
curiosos. Em seguida, Gleyce voltou a conversar com os alunos, dando sequência
no assunto falando sobre o que são as mudanças climáticas, suas causas,
consequências e o que se deve fazer para ajudar o meio ambiente; os alunos
deram suas opiniões, tiraram dúvidas, fizeram perguntas e se mostraram bastantes
curiosos. Dando continuidade, o pibidiano Alisson falou sobre um tema muito
importante: a Poluição, citando os seus vários tipos: poluição atmosférica, do
solo, hídrica, sonora, visual, luminosa, térmica e radioativa. Esse fator
chamou muita atenção dos alunos, pois os mesmos sabiam bastante sobre o tema,
convivem com a maioria deles diariamente, citaram exemplos e expressaram suas
opiniões sobre a poluição. Em seguida a pibidiana Gabriella comentou sobre o
uso exagerado de agrotóxicos, qual a consequência para o meio ambiente,
principalmente para os alimentos e o solo, e também para os seres vivos e
juntamente com os alunos buscaram alternativas para amenizar o uso de
agrotóxicos e procurar meios mais sustentáveis. Foi citada como exemplo a
produção de uma horta orgânica na escola, feita por eles mesmos; os alunos
gostaram da ideia e ficaram bem empolgados. Depois foi aplicado um jogo. A sala
foi dividida em dois grupos com a mesma quantidade de alunos, um
representante de cada grupo pegou 10 questões, aleatoriamente, para que levasse
para seu grupo e discutissem as perguntas entre si, em trabalho em equipe, para
que depois pudessem respondê-las no quadro branco. Foram dados 5 minutos para
que os alunos executassem essa tarefa de discussão e respostas das perguntas,
para que no final da aula os pibidianos corrigissem as perguntas e discutissem
sobre seus possíveis erros e acertos. Pela interação dos alunos,
observou-se que assimilaram bem o conteúdo, apesar de estarem um pouco
tímidos, contribuíram com exemplos e responderam de acordo com o conhecimento
que possuíam. Observou-se que tiveram mais dificuldade de assimilar o tema
Efeito Estufa e Aquecimento Global, por abordar assuntos mais científicos, mas
os alunos mostraram interesse e gostaram do tema, e citaram corretamente os
exemplos. Durante o jogo observou-se a empolgação e interesse dos alunos em
participar, trabalharam em equipe, e ficaram curiosos com o resultado. O jogo
teve um resultado satisfatório, pois erraram pouquíssimas questões, o que comprovou
o aprendizado. As questões erradas foram explicadas novamente pelos pibidianos,
para que não ficassem dúvidas. Como futuros docentes os pibidianos gostaram da
aula, pois foi um tema bem prático e fácil de entender, e também por terem
contato com alunos de escola pública, diferente da realidade que estavam: outro
ambiente, outra forma de interação e principalmente por ter o contato com
crianças. Ficaram satisfeitos, pois conseguiram a atenção dos alunos de ambas
as classes. Sobre o tema proposto, foi uma experiência positiva, conseguiram
abordar e viram a importância do uso de metodologias ativas. O ponto negativo,
que precisa ser aperfeiçoado, foi que perceberam que precisam trabalhar ainda
mais com aulas dinâmicas em que os alunos possam conversar e colaborar com
exemplos do cotidiano deles; e também administrar melhor o tempo da aula. No
geral, o resultado foi satisfatório, tanto para os alunos quanto para a
evolução dos pibidianos.
Figura 1 .
Pibidianos ministrando o conteúdo em slides para os alunos
|
Figura 2.
Início da aplicação do jogo sobre Educação Ambiental
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário