Supervisor: Ivelize Cunha Tannure Nascimento
Turmas: 1° Ano: Agropecuária C e D - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Data: 28/02/2019
Primeira intervenção do ano aplicando um tema
flexível sobre ecologia, preservação, educação ambiental e pegada ecológica. De
início foi explicada a importância desse assunto em nossas vidas, tanto na
preservação da fauna e flora, quanto na pecuária, e logo em seguida aplicou-se a
dinâmica da pegada ecológica. Esta dinâmica foi embasada em quinze perguntas
sobre o cotidiano (ex: quantas vezes por dia você toma banho?) e com
respostas que vão da letra “a” a letra “d”. Estas respostas possuíam uma contagem de pontos (ex:
letra "a" vale 3 pontos, já letra "b" vale 1),
assim por diante, até que terminasse as quinze perguntas. Em seguida,
foi mostrado o gabarito para eles, para que pudessem colocar a quantia certa em
cada letra a fim de verem qual resultado foi obtido por cada discente presente
em sala. Quando todos somaram seus resultados foi mostrado que até uma certa
quantia (ex: 40) o aluno precisaria de um planeta Terra para suprir suas necessidades,
até outra certa quantia (ex: 70) ele precisaria de dois planetas Terra. A
contagem máxima da dinâmica foi de quatro planetas Terra. A maioria dos
resultados demonstrou que os alunos precisavam de 3 planetas Terra para
atenderem às suas necessidades. A aula foi proveitosa em ambas as salas e os
alunos atenderam nossos pedidos e expectativas, foram muito atenciosos e gostaram
muito da Pegada Ecológica, demostrado pela participação com interesse.
Figura 1: Aplicação da pegada ecológica |
Figura 2: aplicação da pegada ecológica |
Nenhum comentário:
Postar um comentário