Pibidianas: Elysa Mara Rodrigues, Mariana
Santos Rodrigues e Maiara Luiza Reis Ferreira.
Supervisor: Prof. Dra Cristiane Bashiyo.
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel
de Almeida.
Data: 10/09/2019
A maioria dos tecidos
do organismo necessita de oxigênio para produção de energia. Por isso, é
necessário haver fornecimento contínuo desse elemento para que as células
funcionem normalmente. O CO2 é um produto secundário desse
metabolismo aeróbico e deve ser eliminado do ambiente. O sistema respiratório
funciona de forma integrada ao sistema circulatório. Afinal, o sangue é
responsável por transportar o gás oxigênio dos pulmões às células e o gás
carbônico, das células aos pulmões. Sabendo-se disto, no dia 10 de setembro de
2019 foi ministrada uma aula abordando a anatomia e um pouco sobre a fisiologia
do sistema respiratório com a ajuda de
‘maquete’ representativa construído pelos alunos do curso de Ciências
Biológicas, o mesmo fica disponível no Cecaes. Após, uma dinâmica foi aplicada.
Ela consistiu em um ‘tabuleiro’ com o desenho completo dos órgãos do sistema
respiratório feito pelas pibidianas, diferenciando cada estrutura com cores de
canetinha e as enumerando de 1 a 9. A sala foi dividida em dois grupos e para a execução da atividade os alunos
nomearam corretamente cada estrutura do sistema. Ao final os acertos de cada
grupo foi contabilizado.
Figura 1:
Alunos realizando a dinâmica em grupo.
|
Figura 2: Pibiana utilizando a maquete representativa para explicar o conteúdo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário