Pibidianos: Brenda dos Santos Lau, Jaqueline Tavares
Ribeiro de Oliveira, Lara Bueno Palos,
Nátali Stéfani Évellin Costa,
Supervisor: Ivelize Cunha Tannure Nascimento
Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.
Data: 12/09/2019
Esta intervenção foi realizada no 3º ano do
Ensino Médio na sala do Técnico em Agropecuária, turma J do período matutino. A
prática foi intitulada Biomas, onde em
um primeiro momento, pediu-se aos alunos que se organizassem em 6 grupos e cada
grupo recebeu um nome dos principais. A aula foi expositiva na forma de slides
e as pibidianas explicaram o conceito de Bioma; os Fatores Abióticos e os
Biomas; do que depende a intensidade da luz; a luz se transforma em calor; o
regime de chuvas no planeta; o efeito da altitude sobre os biomas; os
principais Biomas: taiga, tundra, floresta decídua temperada, floresta pluvial
tropical, campos e desertos. Em um segundo momento, após a explicação, os
alunos participaram de uma prática, onde foram distribuídas placas de isopor e
várias plaquinhas com imagens de animais e biomas diferentes, todos misturados.
Assim os grupos tiveram que se organizar e separar a fauna e flora de seus
respectivos biomas e montar na placa de isopor. Os materiais utilizados foram
uma placa de isopor dividida em 6 partes, cola, palito de dente, figuras de
animais e faunas. Ao final cada grupo foi a frente e explicou o bioma que eles
haviam montado. A turma se mostrou muito participativa e interessada desde o
primeiro momento da aula. Durante a montagem dos biomas os grupos se empenharam
em construir do modo mais correto, alguns tiveram dúvidas por ter animais
repetidos, mas as pibidianas explicaram que o mesmo pode encontrar em mais de
um bioma. Para as pibidianas, foi muito satisfatório este empenho e curiosidade
dos alunos, o que evidencia que práticas como essa sempre ajudam a melhorar a
aprendizagem e dinâmica em sala de aula.
Figura 1. Pibidianas explicando a parte teórica nos slides |
Figura 2. Alunos montando as placas com seus respectivos biomas |
Figura 3. Grupo 1 apresentando
o bioma Floresta pluvial tropical
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