Supervisor(a): Cristiane Bashyio
Escola: Escola Estadual Professor Salatial de Almeida
Data: 12/08/2019
Na presente data, realizou-se uma intervenção do PIBID sobre a temática “Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestório Humano. Tal prática aconteceu em 2 turmas de 2º ano da E.E. Professor Salatiel de
Almeida, com cerca de 30 alunos em cada turma. O assunto foi abordado,
primeiramente de maneira teórica, usando o quadro, abordando todo o processo de digestão, desde a entrada do alimento pela
boca até a saída do bolo fecal pelo ânus, e posteriormente os alunos foram
desafiados em uma competição de perguntas e respostas, no qual os alunos deveriam
montar o sistema novamente. Os materiais foram criados de cartolina, E.V.A e
velcro. Foi feito um esboço do corpo humano na cartolina branca e as peças anatômicas eram de cores variadas (4 cores, representando 4
diferentes grupos), feitas de E.V.A, na parte traseira dessas peças foi inserido velcro, para
encaixarem no material exposto. Logo em seguida, foi montado, juntamente com os
alunos, um mapa mental, contendo um resumo da matéria dada no decorrer da aula. Tanto no momento do jogo,
quanto do mapa mental, percebeu-se o feedback positivo
dos alunos. Quanto ao comportamento dos alunos, ambas as turmas se portaram de
maneira muito positiva. Em uma das turmas, os alunos estavam mais agitados no
início da
aula, mas participaram de forma efetiva de toda a intervenção. Para os pibidianos, a aula foi de
extrema importância
para a percepção de
como um jogo pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.
Figura 1: Introdução teórica do assunto |
Figura 2. Dinâmica - sala organizada em grupos, com representantes à frente para o jogo. |
Figura 3. Montagem no mapa mental, juntamente com os discentes |
Nenhum comentário:
Postar um comentário