Pibidianos: Brenda dos Santos Lau,
Jaqueline Tavares Ribeiro de Oliveira, Nátali Stéfani Évellin Costa
Supervisor: Ivelize Cunha Tannure
Nascimento
Escola: Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho.
Data: 14/08/2019
Esta intervenção foi realizada no 1º ano do Ensino Médio na sala do
Técnico em Agropecuária, turma A, do período matutino, com 21 alunos. A prática
foi intitulada Cadeias e Teias Alimentares,
onde em um primeiro momento a aula foi expositiva no quadro branco. As
pibidianas explicaram o conteúdo com esquemas e desenhos. Em um segundo
momento, após a explicação, os alunos participaram de um jogo em que, divididos
em duas equipes, teriam que montar cada grupo uma teia alimentar diferente, com
os seres vivos dados pelas pibidianas. Os materiais utilizados foram cartolina,
cola, barbante, figuras de seres vivos, canetas e fita adesiva. Ao final
exibiram seus cartazes à sala, e as pibidianas os fixaram no mural da escola
para ficar em exibição para outras salas. A turma apresentou curiosidade e
interesse, fazendo perguntas a todo momento. Durante o jogo os grupos se
empenharam em construir a teia alimentar do modo mais correto possível, sempre
perguntando às pibidianas se os arranjos estavam certos. Ao final foi observado
que conseguiram encontrar mais relações ecológicas dentro da teia alimentar
construída. Para as pibidianas, foi muito satisfatório este empenho e
curiosidade dos alunos, o que evidencia que jogos como este sempre ajudam a
melhorar a aprendizagem e dinâmica em sala de aula.
Figura 1. Pibidianas explicando a parte teórica da aula no quadro |
Figura 2. Estudantes montando sua teia alimentar |
Figura 3. Representantes com sua teia alimentar pronta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário