Pibidianos: Ramon de Souza Marques,
Fabio Moda Magnoni , Vinícius Maciel Nunes, Kemilly Martins Ramos
Supervisor: Ivelize Tannure Nascimento
Escola: Instituto Federal do Sul de
Minas - Campus Muzambinho
Data: 12/08/2019
A aula foi
aplicada para uma turma do técnico integrado em informática com aproximadamente
30 alunos, acompanhados pelo professor de português Décio Martinez de Mello, no
período da manhã, com o tema “Comportamento e bem-estar animal”. A aula contou
com uma breve apresentação do Programa PIBID pela pibidiana Kemilly, seguida de
uma breve apresentação oral sobre o tema, utilizando apenas o quadro para
destacar pontos importantes da aula, seguido de uma visita ao setor de galinhas
de postura do Instituto, no qual está sendo desenvolvido um projeto relacionado
ao tema. A apresentação teórica foi dividida em três tópicos, sendo eles:
Estudo do comportamento animal (apresentação da Etologia) apresentado pelo
pibidiano Fabio; conceitos de bem-estar animal (as cinco liberdades) pelo
pibidiano Vinicius; enriquecimento ambiental visando bem-estar animal
(aplicação dos conceitos) pelo pibidiano Ramon. Em seguida os alunos foram
convidados a visitar o setor para assimilação e uso prático do conteúdo apresentados em sala. Após a visita e
observação dos alunos foi feita uma roda de debate, com o tema: “Importância do
bem-estar animal na atual sociedade, e qual o papel do consumidor diante da
produção animal”, conduzido pelos pibidianos Ramon e Kemilly. Os alunos foram
muito participativos durante todo o debate, levantando e respondendo questões
sobre a aula, a experiência prática de observação dos comportamentos e
aplicação e os resultados da aplicação dos conceitos de bem-estar na produção
animal. Ao final eles responderam um questionário online anônimo, relatando a
percepção enquanto consumidor dos meios de produção observados. As respostas,
juntamente com a de outros visitantes ao final do projeto será usada para
quantificar cientificamente essa percepção. Todos os pibidianos demonstraram
domínio do tema e a turma superou as expectativas em participação.
Figura 1: Apresentação teórica do tema em sala de aula |
Figura 2: Alunos conhecendo o sistema intensivo de produção de ovos (bateria de gaiolas), que não respeita o bem estar dos animais |
Figura 3: Roda de debate após a aula teórica/prática |
Figura 4: Foto ao final da aula, com alunos, pibidianos e o professor acompanhante |
Nenhum comentário:
Postar um comentário