Supervisor: Antônio Donizetti Durante
Escola: Escola
Estadual Professor Salatiel de Almeida
Data: 04/04/2019
A atividade foi aplicada para as duas
turmas do 2º ano do Ensino Médio no turno da manhã, com aproximadamente 30
alunos em cada sala e com tema “Introdução a botânica”. Foi abordado por meio
de uma aula expositiva as principais características dos grandes grupos
botânicos. Estes foram representados por exemplares, sementes, flores e ainda,
obteve-se o auxílio de quadro branco e pincel. Os exemplares, sementes e flores
foram obtidos no viveiro de mudas nativas e no setor de paisagismo do
IF-Muzambinho. A aula iniciou-se com o questionamento sobre o que é uma planta
e quais as principais características evolutivas para serem classificadas dentro
deste grupo, apresentadas pela pibidiana Elysa. Após a introdução foram apresentadas
subdivisões desse grupo (briófitas e pteridófitas) pela pibidiana Mariana e,
finalizando, com as gimnospermas e angiospermas pelo pibidiano Ramon. Durante
toda a aula expositiva os alunos foram estimulados a tirarem suas dúvidas e
participarem da aula. Em geral, a sala se mostrou muito interessada no assunto,
principalmente quando os exemplares foram utilizados para ilustrar a teoria. Esses
materiais foram passados aos alunos para verem de perto e identificarem as
estruturas, e isso claramente estimulou a participação e esclarecimento de
dúvidas por parte deles. As principais foram sobre as questões evolutivas. Para
esclarecer essas dúvidas foi feita uma avaliação para que voluntários
organizassem os materiais em escala, dos mais simples ao mais complexos, para
assim entenderem como as estruturas mais simples continuavam nas plantas mais
complexas e quais características evolutivas foram “aparecendo” nos novos
grupos, tornando-as cada vez mais
complexas e capazes de se adaptarem ao ambiente. Ao final da aula, os alunos se
aglomeraram em volta da mesa com os materiais onde tiveram mais uma
oportunidade para sanarem dúvidas, e houveram vários comentários do tipo:
“falem mais” “estamos gostando das plantas” “não vão embora não” “podem ficar
mais um pouco”. As duas salas se comportaram muito bem e o grupo mostrou-se bem
preparado para o assunto.
Figura 1: Exemplares dos grupos, sementes e flores utilizados em aula |
Figura 2:
Pibidiano em aula expositiva e com exemplares reais do tema.
|
Figura 3:
Alunos tirando dúvidas após o encerramento da aula.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário