Pibidianos: Alisson Gabriel de
Paula, Géssica Ravanini de Oliveira, Gleyce Maura Marques
Supervisor: Antônio Durante
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de
Almeida
Data: 31/05/2019
A intervenção do dia 31 de maio
de 2019 foi realizada na Escola Professor Salatiel de Almeida com duas turmas
de sexto ano. Cada sala continha em média 25 alunos. O tema escolhido foi tato e
paladar. A proposta foi de uma aula diferenciada, na qual a participação dos
alunos fosse constante. Essa intervenção
ministrada no período da tarde contou com cartazes, prendedores, pena, água
fria e morna, canetas, venda para os olhos, data-show, quadro branco, figura de
alimentos e uma língua confeccionada em EVA. Os cartazes continham descrições
da língua e da pele. A proposta iniciou-se com uma introdução ao tato e seus
receptores. No decorrer da aula os alunos foram chamados para participar dos
experimentos, onde puderam sentir e relatar a ação dos receptores. A pena foi utilizada para sensações de
cócegas, água fria e morna para distinguir a temperatura, prendedores para
ativar os receptores de pressão e caneta para demonstrar que mesmo com os olhos
vendados é possível identificar o toque em determinada região do corpo. A
introdução ao paladar contou com uma atividade em grupo. A atividade foi
iniciada com a distribuição de figuras, cada figura representava um alimento
(batata-doce, jiló, bolo, limão, entre outros). Os alunos foram separados em
quatro grupos, cada grupo ficou responsável por separar as figuras conforme o
seu sabor característico, exemplo: grupo 1 responsável por identificar as
figuras que representassem o sabor doce. Essa intervenção foi muito importante
no desenvolvimento de novas metodologias, sendo possível conciliar divertimento
com aprendizagem. Os discentes gostaram muito da aula, todos queriam participar
e repetir os experimentos. Muitos já tinham um pouco de conhecimento do tato,
identificando o mesmo como o ato de tocar. A introdução ao paladar foi novidade
para eles, despertando a curiosidade e entusiasmo ao formar os grupos. A única
dificuldade foi com as conversas no início da aula, sendo esse um dos fatores a
ser trabalhado.
Figura 1: Alunos vendados tentando identificar a letra que foi escrita em suas mãos. |
Figura 2: Materiais utilizados na intervenção. |
Figura 3: Demonstração das estruturas de uma língua em EVA. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário