Pibidianos: Bruna Ellys, Bruno Dalbelo, Rafaela
Bruzadelli.
Supervisor: Ivelize
Escola: IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Data: 13/05/2019 e 16/05/2019
Nas respectivas datas citadas acima,
trabalhamos com duas turmas do Ensino Médio e Técnico integrado em Agropecuária,
ambos do vespertino, 2º e 3º ano, contendo aproximadamente 30 alunos em cada
sala. A aula foi realizada no laboratório de zoologia do Campus. Inicialmente
abordamos a partir de uma mostra de diferentes invertebrados, alguns conceitos
importantes. Os animais foram agrupados de acordo com seus respectivos filos em
três bancadas diferentes sendo: 1º - Poríferos e Cnidários; 2º - Platelmintos,
Anelídeos e Moluscos; 3º Artrópodes, Crustáceos e Equinodermos. Cada turma se
dividiu em três grupos e foi feito um rodízio para ouvir a explicação e ver os
animais dispostos nas diferentes bancadas. Com isto, após a explicação foi
proposto uma dinâmica com um jogo de Zoologia de Invertebrados, contendo um
tabuleiro e perguntas de múltipla escolha e V ou F abordando o tema. Os alunos
mostraram-se bastante interessados e participativos durante toda aula e, como
ambas as turmas já haviam aprendido a matéria, foi como uma revisão para testar
o conhecimento, o que foi de grande valia, mostrando-nos que os alunos
adquiriram uma base muito boa no conteúdo. Podemos observar que a dinâmica
proposta e a forma com que abordamos a parte teórica estimulou a curiosidade e
o interesse dos alunos. Também observamos que ao aplicarmos tais metodologias
despertamos o entusiasmo, descontração e também a competição entre os alunos,
fazendo com que haja uma maior colaboração dos discentes.
Figura 1: Alunos respondendo as perguntas durante o jogo. |
Figura 2: Rafaela explicando aos alunos sobre os artrópodes, crustáceos, equinodermos |
Figura 3: Bruno explicando aos alunos sobre poríferos e cnidários. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário