Supervisor: Ivelize Cunha Tannure Nascimento
Escola: IFSULDEMINAS - CAMPUS Muzambinho
Data: 13/05/2019 e 16/05/2019
Os pibidianos elaboraram e
aplicaram um debate nas turmas info c e agro c, com o seguinte tema “Julgamento
do Agrotóxico - Inocente ou Culpado?”, realizado em formato de tribunal do
júri, com o propósito de instigar os discentes a argumentarem e questionarem,
as vantagens e desvantagens do uso de agrotóxicos. O corpo do debate foi
composto por: um discente (representando o réu “agrotóxico”, com direito de
defesa ao final do julgamento), três jurados (pibidianos mediadores do tempo do
julgamento), a defesa (à favor do uso de agrotóxico), e a acusação do uso de
agrotóxicos (contra o uso do agente). Na primeira etapa da aula realizada, foi
lida uma notícia atual sobre o assunto para fundamentar a situação e as
orientações do andamento da aula. Logo em seguida a classe foi dividida em dois
grupos (defesa e acusação), e cada grupo com dez minutos para elaboração de
argumentos, cinco minutos para explanação, com réplica de cada um e a uma
tréplica. Logo após o Júri se reúne e decide a sentença. No final, o réu
(Agrotóxico) se posicionou diante dos colegas e fez suas argumentações em 2
minutos e logo em seguida o júri se reuniu para elaborar uma “sentença” ao
agrotóxico. Esta aula foi realizada nas turmas de Informática e Agropecuária e
o surpreendente foi que o resultado do julgamento foram opostos, onde a
primeira se posicionou contra ao uso dos agrotóxicos e a segunda a favor. A
aula transcorreu com grande engajamento dos alunos, trazendo aos mesmos
questionamentos do cotidiano sobre assuntos contemporâneos.
Figura 1: Pibidianos explicando como a aula iria acontecer. |
Figura 2: Discentes preparando os argumentos para o julgamento sobre o agrotóxico. |
Figura 3: Discente se posicionando e defendendo o agrotóxico. |
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