Pibidianos: Alisson Gabriel de Paula, Géssica
Ravanini de Oliveira, Gleyce Maura Marques.
Supervisor: Antônio Donizetti Durante
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel
de Almeida
Data: 17/05/2019
Foram executadas duas aulas para
duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental, com cerca de 30 alunos em
cada. Foi ministrada uma revisão sobre os órgãos do corpo humano e em seguida
foi aplicada uma dinâmica utilizando como ferramenta pedagógica um manequim
anatômico e um material representando os principais órgãos produzidos de EVA e
papel pardo confeccionados pelos pibidianos. Primeiramente os alunos foram
divididos em três grupos e os pibidianos explanaram o assunto dando enfoque aos
principais órgãos (coração, pulmão, pâncreas, estômago etc.) utilizando o
manequim. Em seguida, foram entregues aos grupos de alunos algumas perguntas
sobre determinados órgãos e os mesmos representados em EVA, assim que as
questões estivessem respondidas os alunos foram até o papel pardo onde estava
desenhado o corpo humano e colocaram os órgãos no desenho. Todos os grupos
conseguiram responder as questões e identificar a localização dos órgãos. A
metodologia mostrou-se eficiente, pois os alunos participaram ativamente em
todos os momentos da aula. Após a aula, os pibidianos refletiram que o trabalho
em grupo e a visualização dos materiais potencializou o processo de ensino x
aprendizagem, além de prender a atenção dos alunos.
Figura 1: Apresentação do sistema respiratório. |
Figura 2: Aplicando atividade em grupo. |
Figura 3: Montagem dos órgãos no corpo humano. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário