Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

terça-feira, 27 de setembro de 2016

A Raiz

PIBID 2016 - Segundo Semestre


Grupo: Leonardo Henrique, Melina Arantes, Clécia Alves, Elaine Lima, Bruno Henrique, Lucas Lellis e Renata Armelin.
Prof. (a) supervisora: Karina N. dos Santos
Série: 9° ano do ensino fundamental             Cidade: Muzambinho - MG
Escola: Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida

Aula de Campo
Aula 02 - Raízes
Data - 14/09/2016



Dando início aos estudos das partes constituintes de uma planta, começamos a abordar a raiz. Esta parte possui funções primordiais para planta como:

Fixação,
Absorção (água e sais minerais),
Reserva | Condução e Síntese de substâncias.


Em uma breve análise da Praça dos Andradas do município de Muzambinho-MG, pode-se constatar a riqueza recursos para se trabalhar a temática atual do projeto PIBID. Mediante a isso, surgiu a ideia de se explorar o local em uma aula de campo.


A aula de campo é um método bastante utilizado em disciplinas que exigem análises empíricas sobre o assunto em estudo. Compreende-se que esse tipo de metodologia possui grande eficácia no processo ensino aprendizagem, permitindo, aos alunos, um contato com aspectos mais amplos referentes aos temas Ecologia de Campo, Fauna, Botânica, Solos, Biogeografia, etc, aspectos estes, que não poderiam ser identificados ou compreendidos apenas com leituras. Desse modo, todas as emoções e sensações surgidas durante a aula de campo em um ambiente natural podem auxiliar na aprendizagem dos conteúdos, à medida que os alunos recorrem a outros aspectos de sua própria condição humana, além da razão, para compreenderem os fenômenos. O desenvolvimento de atividades em espaços com essas características traz a vantagem de possibilitar, ao estudante, a percepção de que fenômenos e processos naturais estão presentes no ambiente como um todo, possibilitando explorar aspectos relacionados com os impactos provocados pela ação humana nos ambientes. (UECE, 2009, s. p.)




A abordagem do contexto de raízes começou pela sua definição, e questionamentos foram feitos aos alunos com relação a isso.




Logo após, com o auxílio de uma cartolina e um pincel, foi representado aos discentes as partes constituintes da raiz, e juntamente foram explicadas as funções desempenhadas pelas mesmas. Posteriormente foi falado a respeito da classificação das raízes quanto ao ambiente em que estão inseridas (aquática, subterrânea, aéreas).

Conteúdo Programático da Aula 

  • Deslocamento dos discentes para uma praça da cidade; 
  • Definição de raiz (citar, demonstrar e explicar); 
  • As partes que constituem uma raiz (coifa, zona pilífera, zona lisa e zona de ramificação ) e suas funções; 
  • Classificação das raízes quanto ao ambiente (aquática, subterrânea, aéreas); 
  • Raízes subterrâneas (axial | pivotante | fasciculada); 
  • Raízes subterrâneas como estrutura de reserva (tubérculos | raízes tuberosas) ; 
  • Raízes áreas especiais (estranguladoras, grampíformes, haustórios, raízes de escora, pneumatóforos , tabulares); 
  • Finalização (retorno a escola).




Tipos de Raízes

Com relação aos tipos de raízes, em aula destacamos nas explicações as que presentes foram encontradas na praça, e também aquelas que estão envolvidas na nossa alimentação, das quais levamos algumas amostras.

- Raízes especiais: estranguladoras | grampiformes | tabulares  (Foram os tipos encontrados na praça do município).
- Raízes tuberosas: Amostras de cenoura, beterraba e batata doce.








Os alunos adoram a proposta da aula e temos a certeza de que foi uma intervenção de bons aprendizados.

Devemos explorar sempre que possível ao máximo o meio no qual os alunos estão inseridos, propiciando ensino e aprendizagem na abordagem de fatos e contextos do cotidiano.

                                            Texto: Leonardo Henrique Thimóteo da Silva                                                                  Fotos:Elaine Lima







Referências Bibliográficas

SOUZA, Vinicius Castro. Introdução à botânica: morfologia. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2013.

ALVES, E. S. Qual a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo? Disponível em: <http://novaescola.org.br/conteudo/169/qual-diferenca-entre-raiz-tuberosa-tuberculo-bulbo-caule-cebola-batata-beterraba.> Acessado em: 13 de set. de 2016.

MUNDO ESTRANHO. Qual a diferença entre raiz, tubérculo e bulbo? Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/qual-a-diferenca-entre-raiz-tuberculo-e-bulbo/ . >Acessado em: 13 de set. de 2016.

CULTURA MIX. Raízes Tuberosas. Disponível em: < http://flores.culturamix.com/informacoes/raizes-tuberosas. >Acessado em: 13 de set. de 2016.


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. LABORATÓRIO DE ECOLOGIA - LABOECO - CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Aula de Campo. Ceará: CE, 2009. Disponível em: <http://uece.br/laboeco/index.php/aula-de-campo>. Acessado em: 27 de set. de 2016.


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