Equipe - PIBID Biologia

Equipe  - PIBID Biologia

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Tema: Comportamento e bem-estar animal


Pibidianos: Ramon de Souza Marques, Fabio Moda Magnoni , Vinícius Maciel Nunes, Kemilly Martins Ramos
Supervisor: Ivelize Tannure Nascimento
Escola: Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho
Data: 12/08/2019

A aula foi aplicada para uma turma do técnico integrado em informática com aproximadamente 30 alunos, acompanhados pelo professor de português Décio Martinez de Mello, no período da manhã, com o tema “Comportamento e bem-estar animal”. A aula contou com uma breve apresentação do Programa PIBID pela pibidiana Kemilly, seguida de uma breve apresentação oral sobre o tema, utilizando apenas o quadro para destacar pontos importantes da aula, seguido de uma visita ao setor de galinhas de postura do Instituto, no qual está sendo desenvolvido um projeto relacionado ao tema. A apresentação teórica foi dividida em três tópicos, sendo eles: Estudo do comportamento animal (apresentação da Etologia) apresentado pelo pibidiano Fabio; conceitos de bem-estar animal (as cinco liberdades) pelo pibidiano Vinicius; enriquecimento ambiental visando bem-estar animal (aplicação dos conceitos) pelo pibidiano Ramon. Em seguida os alunos foram convidados a visitar o setor para assimilação e uso prático do conteúdo  apresentados em sala. Após a visita e observação dos alunos foi feita uma roda de debate, com o tema: “Importância do bem-estar animal na atual sociedade, e qual o papel do consumidor diante da produção animal”, conduzido pelos pibidianos Ramon e Kemilly. Os alunos foram muito participativos durante todo o debate, levantando e respondendo questões sobre a aula, a experiência prática de observação dos comportamentos e aplicação e os resultados da aplicação dos conceitos de bem-estar na produção animal. Ao final eles responderam um questionário online anônimo, relatando a percepção enquanto consumidor dos meios de produção observados. As respostas, juntamente com a de outros visitantes ao final do projeto será usada para quantificar cientificamente essa percepção. Todos os pibidianos demonstraram domínio do tema e a turma superou as expectativas em participação.


Figura 1: Apresentação teórica do tema em sala de aula

Figura 2: Alunos conhecendo o sistema intensivo de produção de ovos (bateria de gaiolas), que não respeita o bem estar dos animais

              Figura 3: Roda de debate após a aula teórica/prática

         Figura 4: Foto ao final da aula, com alunos, pibidianos e o professor acompanhante

Nenhum comentário:

Postar um comentário